Descubra como a confusão em torno dos corpos dos reféns reacende tensões no Oriente Médio!
Shiri Bibas, que foi sequestrada e levada para Gaza em 7 de outubro de 2023, com o filho caçula — Foto: Hostages Family Forum via AP.
O grupo terrorista Hamas admitiu nesta sexta-feira (21) que houve um possível erro na identificação dos restos mortais de Shiri Bibas, a mãe de uma família que se tornou um símbolo do sofrimento dos reféns israelenses em Gaza. Segundo o Hamas, os corpos podem ter sido confundidos sob os escombros de um ataque aéreo israelense na região. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, caracteriza essa situação como uma “violação cruel” das normas de trégua.
O Hamas alegou que os restos de Shiri foram misturados com outros corpos, mas o Exército de Israel contestou essa afirmação. “Análises de DNA confirmaram que o corpo entregue pelo Hamas não era de Shiri Bibas e não corresponde a nenhum dos reféns israelenses mantidos em cativeiro”, informou um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI). “Isso é uma violação de extrema gravidade pela organização terrorista Hamas, que tem a obrigação de devolver quatro reféns mortos.”
Os corpos devolvidos incluíram os de Ariel e Kfir Bibas, filhos de Shiri, que foram identificados pela perícia. Entretanto, a entrega do corpo que deveria ser da mãe continua sem confirmações, o que deixou a comunidade israelense em estado de comoção. “Nossos corações estão devastados”, disse o presidente de Israel, Isaac Herzog.
Cartazes com membros da família Bibas, sequestrados pelo Hamas e mortos na Faixa de Gaza. — Foto: Ronen Zvulun/ Reuters.
Os eventos em torno da família Bibas iniciaram em 7 de outubro de 2023, quando Shiri e seus filhos foram sequestrados durante um ataque do Hamas a Israel. As imagens de Shiri sendo levada com seus filhos se tornaram virais e impactaram o mundo. O marido de Shiri, Yarden Bibas, foi libertado em fevereiro deste ano e tem se manifestado sobre o sofrimento dos familiares ainda em cativeiro.
O Hamas também anunciou que irá liberar seis reféns no próximo sábado (22), no entanto, a tensão continua alta entre as partes. Netanyahu declarou que “agiremos com determinação para trazer Shiri de volta para casa e garantir que o Hamas pague pelo que fez.” A ONU, por sua vez, criticou a maneira como o Hamas lidou com a entrega dos corpos, descrevendo-a como uma encenação cruel e abominável.
A situação deixa à vista o quanto o conflito entre Israel e Hamas permanece delicado e repleto de sofrimento humano, reforçando a necessidade urgente de soluções duradouras para o retorno dos reféns e a restauração da paz na região.
Para mais atualizações sobre esse e outros assuntos relevantes, não deixe de comentar e compartilhar essa reportagem!
Referências
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/02/21/hamas-admite-equivoco-na-recuperacao-de-corpo-de-mae-de-familia-sequestrada-em-7-de-outubro-netanyahu-fala-em-violacao-cruel-de-tregua.ghtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/corpo-de-shiri-bibas-se-misturou-a-outros-apos-ataque-de-israel-diz-hamas/
- https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/02/21/israel-meninos-entregues-sem-vida-pelo-hamas-foram-mortos-em-cativeiro.htm