Compartilhe

Pesquisadores alertam para os riscos de uma nova cepa que usa a mesma entrada que o vírus da COVID-19!

O coronavírus HKU5 foi identificado pela primeira vez no morcego pipistrelo japonês em Hong Kong.
O coronavírus HKU5 foi identificado pela primeira vez no morcego pipistrelo japonês em Hong Kong. Foto: Shutterstock.

Uma nova variante de coronavírus, descoberta em morcegos na China, levanta preocupações sobre a possibilidade de transmissão entre animais e humanos. A pesquisa, liderada pela virologista Shi Zhengli, conhecida como “batwoman”, foi realizada no Laboratório de Guangzhou e envolve também cientistas da Academia de Ciências de Guangzhou e da Universidade de Wuhan.

Este coronavírus pertence ao subgênero merbecovirus, o mesmo que inclui o patógeno responsável pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS). “Esse vírus tem a capacidade de se ligar à enzima conversora de angiotensina humana (ACE2), que é a mesma usada pelo Sars-CoV-2 para infectar células”, afirmaram os pesquisadores. Este fator apresenta um potencial risco de “spillover”, onde o vírus poderia passar dos morcegos para os humanos, tal como aconteceu no início da pandemia da COVID-19.

Vale lembrar que ainda não há consenso sobre a origem do Sars-CoV-2, embora certas pesquisas apontem que ele possa ter origem em morcegos, assim como a nova cepa descoberta. Shi Zhengli já se manifestou anteriormente sobre a hipótese de um vazamento de laboratório, negando qualquer envolvimento de sua instituição no surgimento do coronavírus responsável pela pandemia.

A descoberta, portanto, é um alerta para a vigilância contínua das zoonoses e da interação entre humanos e animais silvestres. Os especialistas aconselham que a comunidade científica e as autoridades de saúde fiquem atentas para evitar futuras epidemias.

Ao final, fica evidente a importância de compartilhar informações sobre novas descobertas científicas, especialmente em tempos em que a saúde pública se torna uma preocupação global. Os leitores são convidados a deixar comentários e compartilhar este artigo para aumentar a conscientização sobre o tema.

Referências

  • https://www.scmp.com/news/china/science/article/3299491/chinese-team-finds-new-bat-coronavirus-could-infect-humans-same-route-covid
  • https://www.nature.com/articles/d41586-025-00503-7

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *