Compartilhe

Uma medida que promete beneficiar milhões de trabalhadores afetados por regras anteriores!

Regras do FGTS e consulta de saldo
Regras do FGTS e consulta de saldo. Fonte: Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a intenção de liberar o saldo retido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e que, até o momento, estavam impossibilitados de acessar esses recursos. As lideranças das centrais sindicais foram convidadas para uma reunião que ocorrerá em Brasília, onde o presidente Lula deverá oficializar a medida.

A medida provisória (MP) é considerada um passo importante para corrigir uma distorção imposta pela administração anterior, onde muitos trabalhadores foram deixados sem acesso ao FGTS na hora em que mais precisavam. Conforme o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, “a decisão é um anseio de muitos brasileiros que ao aderirem o saque-aniversário não se deram conta das regras que impediam o acesso imediato aos valores”.

O saque-aniversário, implementado em 2020 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, permitia que os trabalhadores sacassem parte de seu FGTS anualmente no mês do aniversário. No entanto, aqueles que escolheram essa modalidade enfrentavam um bloqueio de dois anos para realizar qualquer outra retirada, como no caso de demissão sem justa causa.

Com a nova MP, o governo tentará reverter esse bloqueio, permitindo que trabalhadores demitidos recentemente possam acessar seus fundos, mesmo que tenham optado pelo saque-aniversário. Segundo dados, cerca de 8 milhões de trabalhadores se encontram nessa situação, enfrentando dificuldades financeiras em tempos de crise.

Além da liberação dos valores do FGTS, o governo também está em fase de discussão de um novo modelo de empréstimo consignado, que espera facilitar o acesso ao crédito para os trabalhadores. As centrais sindicais esperam entre outras coisas que o novo modelo permita uma comparação mais justa entre as taxas oferecidas por diferentes instituições financeiras.

Essa medida é vista como uma forma de injetar dinheiro na economia, aliviando a pressão financeira sobre milhões de brasileiros e promovendo uma movimentação maior no mercado. A expectativa é que, ao discutir a MP com as centrais, o governo também atenda a outras reivindicações relacionadas ao crédito consignado e suas condições.

Com essa ação, as centrais sindicais veem uma oportunidade não apenas de aliviar a situação dos trabalhadores, mas também de corrigir uma injustiça que perdura desde a implementação do saque-aniversário. A situação, sem dúvida, reflete um movimento maior por justiça social e melhoria das condições de vida para muitos cidadãos brasileiros.

Os leitores são convidados a comentar suas opiniões sobre a liberação do FGTS e suas expectativas em relação às mudanças que essa medida pode trazer para a economia. Compartilhem suas experiências!

Referências

  • https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/02/governo-lula-avisa-a-centrais-que-vai-liberar-fgts-de-quem-usou-saque-aniversario.shtml
  • https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/02/24/governo-prepara-mp-para-liberar-dinheiro-retido-por-saque-aniversario-do-fgts-entenda.ghtml
  • https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/iuri-pitta/economia/macroeconomia/lula-prepara-mp-para-destravar-fgts-de-quem-usou-saque-aniversario/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *