Medida pode beneficiar milhões de trabalhadores e melhorar a aceitação do governo.
O presidente Luís Inácio Lula da Silva: microeconomia “vai salvar o país” — Fonte: Ricardo Stuckert/PR
O governo federal está tomando medidas para liberar o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que foram demitidos e optaram pela modalidade de saque-aniversário. Atualmente, essas pessoas enfrentam restrições que impedem o saque dos valores acumulados no fundo após uma demissão sem justa causa.
Segundo a proposta que está sendo discutida, aprovada por lideranças sindicais, cerca de 9 milhões de trabalhadores poderiam ser beneficiados com essa mudança nas regras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está programando um anúncio sobre a liberação, que poderá ocorrer nos próximos dias. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e confirmada por outros veículos de comunicação, como a CNN Brasil.
O saque-aniversário do FGTS permite que os trabalhadores retirem uma parte do saldo do fundo a cada ano, no mês do seu aniversário. Contudo, quem escolhe essa opção perde o direito ao saque integral em caso de demissão, ficando o saldo residual retido por um período de dois anos. “O saldo remanescente fica travado por dois anos e não pode ser sacado antes desse período, nem mesmo na hipótese de demissão sem justa causa”, explicou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Além da liberação do FGTS, o governo também está avaliando a criação de uma plataforma de crédito consignado vinculada ao e-Social, facilitando assim o acesso ao crédito para os trabalhadores.
Essas medidas vêm em um momento crítico em que o governo busca reverter a queda de popularidade e melhorar as condições financeiras dos trabalhadores, oferecendo opções de suporte a milhões de brasileiros que enfrentam desafios econômicos.
Os impactos positivos esperados da agenda econômica de Lula podem fazer a diferença na dinâmica econômica do país. “A microeconomia vai salvar o país”, enfatizou o presidente em avaliações recentes.
Para mais informações e atualizações sobre este assunto, fique atento às notícias e compartilhe suas opiniões nos comentários.
Referências
- https://veja.abril.com.br/economia/governo-quer-destravar-fgts-para-demitidos-que-optaram-pelo-saque-aniversario
- https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/02/25/lula-vai-destravar-fgts-de-quem-usou-saque-aniversario.ghtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/haddad-confirma-mecanismo-para-liberar-fgts-de-quem-usou-saque-aniversario/