A combinação inesperada entre o Oscar e o Carnaval pode mudar a forma como o Brasil percebe sua cultura!
Fernanda Torres com o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama. Fonte: Tommaso Boddi/GG2025/Penske Media/Getty Images.
Neste domingo, 2 de março de 2025, a Globo irá transmitir ao vivo a cerimônia do Oscar, um evento que promete ser mais do que uma simples celebração do cinema. O Brasil está especialmente empolgado, já que o filme *Ainda Estou Aqui*, dirigido por Walter Salles, é indicado em três categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz, com a talentosa Fernanda Torres. Este momento representa a maior chance do país de conquistar uma estatueta na história da premiação.
Em uma movimentação inesperada, a emissora decidiu reincorporar o Oscar em sua programação após um hiato de três anos. A decisão foi impulsionada pelo enorme interesse que o filme e sua protagonista têm gerado nas redes sociais e nas discussões cotidianas ao redor do Brasil. “Na página oficial do Globo de Ouro, o post do momento de vitória de Torres, por exemplo, já conta com mais de 77 milhões de visualizações”, comentou Valmir Moratelli, autor do artigo original.
Entretanto, a transmissão do Oscar traz um desafio. O evento coincide com o início dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, uma tradição há muito enraizada na programação da Globo. A estratégia da emissora é transmitir os desfiles apenas para o estado do Rio, permitindo que o resto do Brasil acompanhe a entrega das estatuetas douradas.
Renê Salviano, especialista em marketing, salienta a importância desta transmissão para a democratização do acesso à cultura e para as marcas que buscam se conectar com o público. “A transmissão na TV Globo aumenta e muito a capilaridade, porque se trata de um evento que boa parte da população tem interesse em assistir”, afirmou.
Além da relevância cultural, o Oscar oferece uma oportunidade de visibilidade ao cinema nacional e à própria Fernanda Torres, cujos talentos são reconhecidos internacionalmente. “Este possível prêmio pode ser um divisor de águas para que sejamos mais bem vistos na indústria cultural mundial”, concluiu Salviano.
Portanto, enquanto se preparam para o Carnaval, muitos brasileiros também estarão com a ansiedade à flor da pele, aguardando para ver se *Ainda Estou Aqui* fará história nesta edição dos Oscars. O evento promete uma fusão inusitada entre a alegria do samba e o glamour do cinema.
O Oscar 2025 acontece às 21h (horário de Brasília), e você não vai querer perder essa noite que promete ser memorável.
Referências
- https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/a-estranha-solucao-da-globo-a-dilema-de-transmissao-de-oscar-e-carnaval/