Compartilhe

Por que o filme brasileiro pode finalmente levar para casa um Oscar histórico?

Artista em cena de 'Ainda Estou Aqui'
‘Ainda Estou Aqui’ disputa Oscar de melhor filme internacional com produções do Irã, da Dinamarca, da Letônia e da França — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução.

Neste domingo, 2 de março de 2025, a 97ª edição do Oscar promete ser um marco para o Brasil, com o filme “Ainda Estou Aqui” concorrendo em três categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz, com a atriz Fernanda Torres. A cerimônia ocorrerá no Dolby Theatre, em Los Angeles, sob a apresentação do comediante Conan O’Brien e será transmitida ao vivo pela TV Globo.

Conforme relatado, este filme não só figura entre os favoritos, mas pode ser o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio de Melhor Filme. O longa metragem já conquistou a bilheteira de mais de R$ 100 milhões no Brasil e é visto como um fenômeno de público e crítica. No Festival de Veneza, recebeu aplausos de pé e premiado como Melhor Roteiro.

Diversos fatores sustentam as esperanças do público e dos críticos em ver “Ainda Estou Aqui” levar uma estatueta para casa. Um deles é a campanha de divulgação do filme, que foi robusta e livre de polêmicas, destacando a importância da obra. Outro aspecto relevante é o carisma de Fernanda Torres, que com seu desempenho leve e bem-humorado, conquistou a imprensa e o coração dos colegas no meio cinematográfico.

Além disso, a crítica aponta que a temática abordada no filme encontra eco em realidades atuais, envolvendo censura e repressão. Isso faz com que a obra ganhe ressonância em diversos públicos, inclusive internacionalmente. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, tem se mostrado mais receptiva a produções que reflitam a diversidade e as experiências fora da ‘bolha’ de Hollywood.

Fernanda Torres e Ariana Grande no Festival de Santa Bárbara — Foto: Reprodução/X

A disputa não é fácil; “Emilia Pérez”, com 13 indicações, é o maior concorrente. Contudo, questões que envolvem polêmicas em torno do filme francês podem ter prejudicado sua imagem. A aproximação da narrativa de “Ainda estou Aqui” com histórias reais e delicadas pode resultar em uma vitória simbólica, fazendo alusão à perda anterior da atriz Fernanda Montenegro, que foi indicada em 1999 e não ganhou.

À medida que a cerimônia se aproxima, as esperanças aumentam e as expectativas são altas. Fernanda Torres, com sua história e trajetória notável, é vista como uma forte concorrente, não apenas pela atuação, mas também pela conexão emocional que seu papel traz ao público.

Para não perder nada do evento, a cerimônia começará às 21h no horário de Brasília e o tapete vermelho será transmitido a partir das 19h30 pela Globo e plataformas de streaming. O mundo do cinema aguarda ansiosamente por este momento, onde o Brasil pode escrever uma nova página na história do Oscar.

Se você se empolgou com as novidades do Oscar e a participação do Brasil, não hesite em deixar seu comentário e compartilhar suas expectativas!

Referências

  • https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2025/03/02/dez-razoes-para-acreditar-que-o-brasil-vai-ganhar-seu-primeiro-oscar.ghtml
  • https://hugogloss.uol.com.br/premiacoes/oscar/oscar-2025-e-hoje-com-fernanda-torres-e-ainda-estou-aqui-no-pareo-saiba-horarios-indicados-e-como-assistir/
  • https://veja.abril.com.br/coluna/em-cartaz/oscar-2025-os-indicados-horario-e-como-assistir-a-festa-de-hollywood/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *