Entenda as mudanças no saque-aniversário e como acessar seus recursos retidos!
Tela inicial do app do FGTS — Foto: Reprodução
Recentemente, o governo brasileiro publicou uma Medida Provisória (MP) que permite a liberação extraordinária do saldo retido no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que foram demitidos sem justa causa desde 2020 e que optaram pelo saque-aniversário. A MP visa beneficiar aproximadamente 12,1 milhões de pessoas e injetar cerca de R$ 12 bilhões na economia do país.
A liberação do saque ocorrerá em duas etapas: na primeira, até R$ 3 mil serão disponibilizados a partir do dia 6 de março de 2025, e na segunda, os saldos superiores serão pagos no dia 17 de junho de 2025.
Como Consultar o Saldo do FGTS
Os trabalhadores podem verificar seu saldo do FGTS através de três formas:
- Aplicativo FGTS: Disponível para Android e iOS. Para usar, basta baixar o aplicativo, fazer o login com CPF e senha e acessar a opção “Ver Extrato”.
- Site da Caixa Econômica Federal: Acesse www.caixa.gov.br, clique em “Acessar FGTS” e faça login para visualizar seu saldo e extrato.
- Atendimento Presencial: Os trabalhadores podem ir a uma agência da Caixa Econômica levando documento de identidade e CPF para consultar informações detalhadas sobre seu saldo.