Por que a capital paulista vive um carnaval cheio de surpresas e novas experiências?
Carolina Lopes desfilando em 2024 pelo Paulistanos da Glória, do Butantã — Foto: Arquivo pessoal.
O carnaval de 2025 em São Paulo tem se mostrado um verdadeiro atrativo, especialmente para foliões de regiões com carnavais tradicionais, como o Rio de Janeiro e Salvador. O desejo de novas experiências e encontros tem levado muitos a trocar os festejos em suas cidades natal por uma folia na capital paulista.
Yago Rozante, um dos que se aventuram nessa mudança, explica sua motivação: “Eu conheci uma pessoa faz um tempinho, e a gente se apaixonou. Ele mora em São Paulo, aí eu vou passar o carnaval e vou conhecê-lo. Estou muito feliz com a viagem”. Assim como muitos outros, Yago vê a troca como uma oportunidade para explorar novos horizontes, apesar da tradicional alegria do carnaval carioca.
Carolina Lopes, que se apaixonou pelos desfiles, descreve sua experiência: “Desde pequena, acompanhava o carnaval de São Paulo pela televisão… e agora, eu consigo aproveitar e também as amizades que estão ali comigo”. Sua afirmação mostra como a cidade oferece novas oportunidades e visões sobre a festa, passando longe de preconceitos antigos.
Outro caso curiosamente interessante é o de Cleiton Almeida, professor que se dedicou a ajudar na organização da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi: “A primeira vez que fui a um desfile foi em São Paulo, por causa de amizades”. Para ele, cada carnaval tem seu valor e história, e não se deve fazer comparações.
Ao longo do último dia de carnaval, São Paulo segue vibrante com 58 blocos de rua, atraindo foliões para uma celebração cheia de música e alegria. O bloco Ezatamentchy, por exemplo, promete agitar as ruas de Santa Cecília até o final da tarde.
O carnaval na capital paulista é uma experiência com sua própria identidade, que mescla tradições e inovações. Patrícia Éveli, que costuma vivenciar o carnaval na Bahia, também optou por mudar sua experiência nessa festividade. Ela expressou seu entusiasmo ao mencionar o samba-enredo da Acadêmicos do Tucuruvi, que se relaciona à história e cultura indígena.
O fenômeno da troca de destinos carnavalescos sinaliza uma nova era para a folia, onde o respeito e a admiração passam a ser presentes entre as diferentes culturas e tradições do Brasil. Este engajamento crescente entre as festas promete enriquecer ainda mais a experiência dos foliões e fortalecer o carnaval como um todo.
Se você também está animado para viver o carnaval em São Paulo, compartilhe suas expectativas e experiências nos comentários abaixo!
Referências
- https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2025/noticia/2025/03/04/nem-rio-nem-salvador-folioes-de-cidades-com-carnavais-tradicionais-escolhem-curtir-festejos-em-sp.ghtml
- https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-03/ultimo-dia-de-carnaval-em-sao-paulo-tem-58-blocos-na-rua
- https://cultura.uol.com.br/entretenimento/noticias/2025/03/03/12957_me-lembra-que-eu-vou-vou-de-taxi-e-que-casar-que-nada-confira-os-blocos-da-segunda-e-terca-de-carnaval.html