Compartilhe

Ministra ressalta o empoderamento feminino na política enquanto responde a adversários

A ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo Lula
A ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo Lula — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados.

Na última quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração durante uma cerimônia no Palácio do Planalto que gerou polêmica. Ele se referiu a Gleisi Hoffmann, a nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, como “uma mulher bonita” que foi escolhida para facilitar a articulação política com o Congresso. A fala provocou reações tanto do público quanto de seus colegas de governo, que se sentiram desconfortáveis com a escolha das palavras.

Em defesa do presidente, Gleisi afirmou que Lula é “o líder que mais empoderou mulheres” no país. Ela destacou seu legado em relação ao empoderamento feminino, salientando que “não teve e não tem outro líder como o presidente Lula, que mais empoderou as mulheres”. Gleisi mencionou a significativa presença feminina em posições de destaque, como a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, e o número de mulheres ocupando ministérios em sua gestão.

Além disso, Gleisi criticou duramente os adversários políticos, mencionando que tem sido alvo de “ataques canalhas de bolsonaristas, misóginos, machistas e de violência política”. Ela enfatizou que “gestos são mais importantes que palavras” e que a luta por direitos femininos deve ser levada a sério.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também se manifestou sobre a declaração de Lula e confirmou que está considerando denunciar o deputado Gustavo Gayer ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Gayer fez comentários sexistas sobre a fala de Lula, insinuando que o presidente estava se comportando de maneira inapropriada ao “oferecer” Gleisi como uma espécie de mercadoria. Alcolumbre, em resposta, afirmou: “O que está dificultando no Brasil é as pessoas agredirem as outras sem medir o que estão falando”.

A atuação de Gleisi Hoffmann e sua defesa da aliança política do governo com as mulheres mostra a complexidade e a relevância da discussão sobre gênero na política brasileira atual. É imperativo que esse debate não seja apenas superficial, mas que resulte em mudanças significativas na dinâmica de poder.

Os leitores são convidados a deixar suas opiniões sobre este tema nos comentários e compartilhar esta notícia em suas redes sociais.

Referências

  • https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/03/13/apos-fala-sobre-mulher-bonita-na-articulacao-gleisi-diz-que-lula-e-o-lider-que-mais-empoderou-mulheres.ghtml
  • https://www.cnnbrasil.com.br/politica/alcolumbre-deve-denunciar-gayer-ao-conselho-de-etica-apos-ataque-a-gleisi/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *