Compartilhe

Como a nova frente fria pode impactar o clima em todo o Brasil?

Nova frente fria deve trazer chuva para o Sudeste
Nova frente fria deve trazer chuva para o Sudeste. — Foto: Gilson Abreu/AEN

A previsão do tempo para o último fim de semana do verão indica um cenário de chuva e queda de temperatura no Centro-Sul do Brasil, especialmente no Sudeste. A formação de uma nova frente fria deve provocar intensas chuvas a partir desta sexta-feira, 14 de março. Áreas do litoral norte de São Paulo, o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira, e partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro estão entre as regiões mais afetadas.

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, esta frente fria se origina de uma área de baixa pressão que se intensifica na costa sul do país, podendo gerar um ciclone extratropical. “Todo o estado do Rio de Janeiro deve ter chuva moderada a forte”, alerta Luengo. Em algumas áreas do estado, como a região serrana, espera-se um acúmulo de até 100 milímetros de chuva por dia. Além destas, os ventos também podem ser intensos, alcançando até 100 km/h, aumentando os riscos de cortes de energia elétrica e quedas de árvores.

Enquanto isso, o Centro-Oeste viverá um fim de semana quente, porém sujeito a pancadas isoladas de chuva. No Norte e Nordeste, a situação permanece semelhante à registrada nos dias anteriores, com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz chuvas significativas, especialmente entre os estados do Ceará e Amapá.

As temperaturas nas capitais do Sudeste também devem apresentar uma queda notável, com São Paulo, por exemplo, registrando marcas de até 26°C, após uma onda de calor que fez a capital atingir temperaturas acima dos 30°C por quase um mês. “Além da chuva, deve entrar um ar mais fresco que fará com que as temperaturas baixem um pouco”, continuou Luengo.

Padrão de chuvas deve seguir nos próximos dias no Norte e Nordeste do país
Padrão de chuvas deve seguir nos próximos dias no Norte e Nordeste do país. — Foto: Inmet

Os próximos dias prometem um padrão de chuvas consistente, afetando várias regiões do Brasil. Portanto, é prudente que a população tome precauções durante as tempestades, evitando abrigar-se embaixo de árvores e mantendo os aparelhos elétricos desligados em momentos de rajadas de vento.

O meteorologista recomenda atenção especial a regiões mais sensíveis, como o Amapá e o norte do Ceará, onde podem ocorrer chuvas intensas e potenciais alagamentos.

A população é convidada a compartilhar suas experiências com o clima e a situação em suas localidades nos comentários.

Referências

  • https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/03/14/ultimo-fim-de-semana-do-verao-deve-ter-chuva-no-centro-sul-e-queda-de-temperatura-no-sudeste.ghtml
  • https://istoe.com.br/norte-centro-oeste-e-sudeste-encaram-tempestades-nesta-sexta-feira-dia-14/
  • https://veja.abril.com.br/agenda-verde/confira-a-previsao-do-tempo-para-10-capitais-nesta-sexta-feira-14/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *