Trabalhadores decidem paralisar serviços em protesto contra privatização das linhas
Divulgação/CPTM
Os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciaram uma greve que terá início na próxima terça-feira, dia 25 de março, afetando a Linha 10-Turquesa. A decisão foi tomada em assembleia realizada na sede do sindicato, na capital paulista, na noite de quinta-feira, 20 de março.
Neste movimento, a Linha 10-Turquesa, que é uma das principais vias de transporte que atende cidades do Grande ABC, não será a única afetada. As linhas 7-Rubi, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade também sofrerão interrupções. O objetivo da greve é protestar contra a privatização dessas linhas, que será realizada em leilão no dia 28 de março, conforme informado pelo Diário dos Trilhos.
O governo estadual planeja um leilão que implica a concessão das linhas 11, 12 e 13, estimando um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos. De acordo com as autoridades, esta concessão visa promover melhorias nas operações e infraestrutura, com a construção de novas estações e a reforma de outras existentes, além de medidas de segurança que prometem eliminar passagens em nível, tornando o trânsito urbano mais fluido.
A expectativa é que a greve cause impacto significativo na rotina de milhares de passageiros que dependem destes serviços diariamente, elevando a tensão entre trabalhadores e governo.
Para mais informações sobre a situação, continua a acompanhar nossos canais. Comentários são bem-vindos e queremos saber sua opinião!
Referências
- https://www.dgabc.com.br/Noticia/4211512/linha-10-turquesa-da-cptm-sera-paralisada-a-partir-do-dia-25