Compartilhe

Alagamentos e estado de atenção marcam o domingo na capital paulista!

Linha 7-Rubi opera de forma parcial na tarde deste domingo.
Fonte: Divulgação/CPTM / Estadão

Uma forte chuva atingiu a cidade de São Paulo no último domingo, 23 de março, e causou transtornos significativos no transporte público e em ruas da capital. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que a linha 7-Rubi opera apenas de forma parcial devido a um alagamento entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. “Ônibus do Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência (Paese) são aguardados para transferir os passageiros”, destacou a companhia.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a cidade entrou em estado de atenção por volta das 14h50. As principais regiões afetadas pelas chuvas intensas foram Butantã e Pinheiros, na Zona Oeste, e Campo Limpo e Capão Redondo, na Zona Sul. A Defesa Civil também emitiu alertas severos para estas áreas.

O alagamento provocou o fechamento de trechos da rodovia Régis Bittencourt em Embu das Artes, que ficou interditada temporariamente. A concessionária Arteris relatou que o fluxo no local foi desviado e não houve acidentes registrados. “A pista sentido São Paulo ficou interditada entre 16h30 e 17h20”, informou a empresa.

Chuva deixa trecho da rodovia Régis Bittencourt alagado em Embu das Artes.
Fonte: Arquivo Pessoal/Tenente Dacal

Além dos alagamentos, a apuração do Corpo de Bombeiros apontou que foram atendidos diversos chamados relacionados a quedas de árvores e enchentes em diferentes regiões da cidade. “Das 15h às 18h, atendemos dez chamados, sendo os mais comuns em Jaraguá e Campo Limpo”, disse um porta-voz do Corpo de Bombeiros.

O acumulado de chuva na manhã do domingo foi considerado significativo, com uma média de 63,8 mm até as 7h, o que corresponde a 36% do total esperado para o mês de março.

Chuva na Avenida Eusébio Mafoso, em Pinheiros, neste domingo (23).
Fonte: Fabio Tito/g1

Com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, a tendência é que o clima continue instável, com possibilidade de novos alagamentos e rajadas de vento. A expectativa é de que o sol se intercale com chuvas fortes, especialmente nas tardes, aumentando o potencial de formação de novas áreas de alagamento.

Aos moradores de São Paulo e regiões afetadas, recomenda-se atenção redobrada e cuidados ao transitar durante fortes chuvas. Fique à vontade para compartilhar seus relatos e experiências nos comentários!

Referências

  • https://www.terra.com.br/planeta/alagamento-interrompe-parte-da-linha-7-rubi-da-cptm-neste-domingo,ecd1dfe762fe3dcc28a35c1495c35001xcbmqi6q.html
  • https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/03/23/cidade-de-sp-entra-em-estado-de-atencao-para-alagamentos-neste-domingo.ghtml

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *