Compartilhe

A luta contra a doença e o legado de uma grande escritora

Ilustração da escritora Lisa Jane Smith e os personagens da TV de 'The Vampire Diaries'
Ilustração da escritora Lisa Jane Smith e os personagens da TV de “The Vampire Diaries” — Foto: Reprodução.

A literatura perdeu uma de suas figuras mais icônicas. L.J. Smith, renomada autora da famosa saga ‘The Vampire Diaries’, faleceu no dia 8 de março de 2025, conforme anunciado em seu site oficial. A causa da morte foi atribuída a uma doença não revelada, deixando seus muitos fãs em luto pela perda de uma figura tão significativa na ficção sobrenatural.

“Lisa era uma alma gentil e criativa, cujo brilhantismo, resiliência e empatia iluminaram as vidas de sua família, amigos e fãs. Ela será lembrada por seu espírito imaginativo, seu papel pioneiro na ficção sobrenatural”, afirma um comunicado oficial sobre seu falecimento.

Lisa Jane Smith, que nasceu na Califórnia, sempre teve um amor pela literatura desde muito jovem, influência que a levou a se graduar em psicologia e pedagogia. Antes de se dedicar completamente à carreira de escritora, ela lecionou em escolas de educação fundamental. O seu primeiro livro, ‘Night of the Solstice’, foi publicado em 1987, mas foi em 1991 que ela atingiu a fama com ‘The Vampire Diaries’.

Essa série, que se tornou um fenômeno cultural, foi adaptada para a televisão em 2009, ganhando a atenção de um público ainda maior por meio da série que conquistou fãs ao redor do mundo. Seguindo a história dos irmãos vampiros Damon e Stefan Salvatore, que se apaixonam pela humana Elena Gilbert, a saga se firmou como um marco na literatura e na TV.

Infelizmente, a autora teve um desencontro com sua editora em 2011, que a afastou do projeto, entregando-o a outros escritores após recusas de Smith em seguir diretrizes que não refletiam sua visão criativa.

A história de L.J. Smith e seu impacto pode ser sentida em diversas obras, mas seu legado mais evidente é a eterna popularidade dos vampiros na cultura pop, algo abraçado por sua criação. Sua jornada e suas lutas pessoais, inclusive uma condição de saúde debilitante que impactou sua vida, apenas exemplificam a resiliência de uma verdadeira artista.

Se você deseja compartilhar suas memórias ou impressões sobre a obra de L.J. Smith, deixe seu comentário abaixo. Que essa grande autora descanse em paz, e seu legado continue vivo nas páginas de seus livros.

Referências

  • https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2025/03/25/lj-smith-autora-de-the-vampire-diaries-morre-aos-66-anos.ghtml
  • https://www.estadao.com.br/cultura/literatura/morre-lj-smith-autora-de-the-vampire-diaries-aos-66-anos-nprec/
  • https://www.omelete.com.br/quadrinhos/lj-smith-obituario-vampire-diaries

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *