Compartilhe

O ex-presidente se posiciona e critica a validade das acusações em pronunciamento à imprensa.

Bolsonaro dá entrevista após virar réu no STF
Bolsonaro dá entrevista após virar réu no STF — Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por uma acusação de tentativa de golpe de Estado. A Primeira Turma da Corte aceitou por unanimidade a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que também envolve sete de seus aliados, formando o que é conhecido como o “núcleo crucial” da suposta trama golpista.

Em uma declaração feita à imprensa, Bolsonaro afirmou que as acusações são “graves e infundadas”, insistindo que sempre buscou a desmobilização de movimentos que defendiam a intervenção militar. “Parece que tem algo pessoal contra mim”, disse ele, ressaltando a sua colaboração durante a transição para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante seu pronunciamento, Bolsonaro lembrou a sua mensagem pacífica no Palácio da Alvorada após sua derrota para Lula nas eleições de 2022, quando se manifestou favorável a manifestações pacíficas. Ele também alegou que, apesar de ter sido criticado por não tomar ações contra acampamentos golpistas, ele agiu de acordo com a lei e com a constituição.

Por outro lado, a acusação da PGR sustenta que Bolsonaro se reuniu com assessores e militares durante a transição para tramarem ações que visavam à interrupção do processo democrático. “Se tivesse qualquer ideia de força, não deixaria os comandantes do Lula assumirem”, enfatizou ele em sua defesa.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, conduziu o julgamento explicando de maneira didática a gravidade das acusações. Ele deixou claro que a tentativa de golpe é um crime sério e que a ação penal seguirá para coletar provas e depoimentos que poderão levar a condenações.

As expectativas em torno do julgamento são altas, com muitos advogados e analistas políticos acreditando que o resultado pode influenciar o cenário eleitoral de 2026. “A gente já sabia que ele iria se tornar réu”, comentou Matheus Leitão, referindo-se ao clima nos corredores do STF.

A luta política de Bolsonaro, marcada por constantes alegações de injustiças e “perseguição”, agora entra em uma nova fase, onde ele e seus aliados se preparam para a batalha judicial que se desenha.

A sociedade brasileira acompanha atentamente o desenrolar das informações, e as repercussões deste ato no cenário político atual ainda são indefinidas.

O que você pensa sobre essas acusações? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões!

Referências

  • https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/03/26/bolsonaro-fala-apos-se-tornar-reu-no-stf-por-tentativa-de-golpe-de-estado.ghtml
  • https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/nos-corredores-do-stf-ja-existe-um-ultimato-sobre-bolsonaro/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *