A Justiça espanhola anula a condenação do ex-jogador e revoga todas as acusações!
O ex-jogador brasileiro Daniel Alves, ao deixar a prisão de Brians 2, em Barcelona, em 25 de março de 2024. — Foto: Nacho Doce/ Reuters
Na última sexta-feira (28), o ex-jogador brasileiro Daniel Alves foi absolvido pela Justiça espanhola das acusações de estupro. O Tribunal Superior da Catalunha decidiu, por unanimidade, anular a condenação que havia imposto ao jogador, que enfrentava uma pena de 4 anos e 6 meses por supostamente ter agredido sexualmente uma jovem em uma boate em Barcelona, em dezembro de 2022.
Os juízes entenderam que a sentença anterior apresentava ‘imprecisões’ e ‘falta de confiabilidade’ no depoimento da vítima. “A decisão recorrida já se referia à falta de fiabilidade do depoimento da autora na parte do relato que podia ser objetivamente verificada”, conforme apontado na nova decisão judicial.
De acordo com os magistrados, a condenação inicial sofreu de ‘deficiências de análise’ e ‘inconsistências narrativas’. A defesa de Alves havia argumentado que as provas não eram suficientes para sustentá-lo culpado. Com a anulação da condenação, todas as medidas cautelares foram revogadas, permitindo que o ex-jogador esteja completamente livre.
O tribunal também negou um recurso da Promotoria de Barcelona, que buscava um aumento no tempo de prisão de Alves para 9 anos, além de requisitar a revogação de sua liberdade provisória, imposta por uma fiança de 1 milhão de euros em março de 2024.
A defesa e alguns especialistas em direito agora discutem as implicações dessa decisão, que não apenas limpam o nome do atleta, mas também levantam questões sobre como os casos de agressão sexual são analisados na Justiça. A situação se agrava pelo fato de que a acusação pode recorrer da decisão, mas até o momento, a Justiça declarou que não existem mais acusações pendentes contra Alves.
As reações ao veredicto foram imediatas, com muitos seguidores e observadores do esporte expressando sentimentos mistos, dada a notoriedade de Alves e o impacto que o caso teve no cenário esportivo e social.
Ocasionalmente, debates sobre a presunção de inocência e a importância de provas robustas se intensificam em casos controversos como este, e Alves, agora livre, pode continuar a sua vida sem as acusações pairando sobre ele.
O que você pensa sobre essa decisão? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião!
Referências
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/28/daniel-alves-e-absolvido-pela-justica-da-espanha.ghtml
- https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/03/28/tribunal-espanhol-anula-condenacao-de-daniel-alves-por-agressao-sexual.htm
- https://www.metropoles.com/mundo/daniel-alves-e-absolvido-da-acusacao-de-estupro-na-espanha