Descubra se o Brasil poderá ver o primeiro eclipse solar de 2025!
Eclipse solar parcial. Fonte: Banco de imagens
Neste final de semana, os amantes da astronomia estarão de olho no céu para observar o primeiro eclipse solar parcial do ano, que ocorrerá na manhã deste sábado, dia 29 de março de 2025. Este fenômeno fascinante terá uma duração de quatro horas, começando às 5h51 e se estendendo até às 9h44 (horário de Brasília). Mas para os brasileiros, as expectativas de visualização são limitadas.
Embora o eclipse seja um espetáculo que poderá ser visto em regiões da Europa, América do Norte, Ásia e partes da África, no Brasil, apenas uma pequena área no extremo norte do Amapá terá a chance de ver uma pequena fração do Sol encoberto, com menos de 1% de visibilidade em um curto espaço de tempo. Conforme Ligia Moraes mencionou em um artigo da revista Veja, “em Sucuriju e no Parque Nacional do Cabo Orange, no Amapá, será possível ver uma pequena ‘mordida’ no Sol por volta das 6h20, mas isso durará menos de 20 minutos e terá impacto visual mínimo.”
Partial solar eclipse. Illustration of the Moon partially obscures the Sun. Fonte: AdobeStock
Para aqueles que não estarão na região privilegiada do Amapá, a alternativa é acompanhar o evento por meios digitais. O Royal Observatory de Greenwich, por exemplo, fará uma transmissão ao vivo do fenômeno em seu canal no YouTube, começando às 7h (horário de Brasília). Essa será uma excelente oportunidade para os interessados em astronomia, já que, como informa a astrônoma Josina Nascimento, “a quantidade de obscurecimento do Sol durante o eclipse depende da localidade.”
A diferença entre um eclipse solar parcial e um eclipse total é que, no primeiro, apenas uma parte do disco solar é coberta pela Lua. Em um eclipse total, a Lua esconde completamente o Sol, permitindo que apenas a coroa solar seja visível. Este ano, os brasileiros também presenciaram um eclipse lunar total, conhecido como “Lua de Sangue”, que ocorreu no dia 14 de março e foi visível em todo o Brasil.
Com eventos astronômicos como esse atraindo cada vez mais a atenção do público, os fãs de astronomia são encorajados a permanecerem informados e participar das transmissões disponíveis online. E você, planeja assistir ao fenômeno? Compartilhe suas expectativas e dúvidas nos comentários!
Referências
- https://www.nsctotal.com.br/noticias/eclipse-solar-parcial-saiba-quando-acontece-e-se-sera-visivel-em-sc
- https://veja.abril.com.br/ciencia/o-que-os-brasileiros-poderao-ver-do-primeiro-eclipse-solar-do-ano/