Especulações aumentam à medida que Zelensky faz afirmações impactantes sobre o líder russo!
Então primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, cavalga durante suas férias em Kyzyl, na Sibéria — Foto: ALEXEY DRUZHININ / RIA-NOVOSTI / AFP PHOTO.
No último dia 27 de março, durante uma entrevista em Paris, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, levantou uma questão delicada ao afirmar que Vladimir Putin, presidente da Rússia, “morrerá em breve”. Essa declaração, que ecoa antigas especulações sobre a saúde do líder russo, reacende um debate que se arrasta desde sua ascensão ao poder, em 2000.
O Kremlin, conhecido por manter sigilo em relação a informações sobre a saúde de Putin, frequentemente evita comentar sobre essa temática. Contudo, Zelensky, em sua entrevista, insinuou que a saúde do presidente russo poderia impactar a estabilidade da sociedade da Rússia: “Ele morrerá em breve, isso é um fato, e tudo estará acabado,” disse ele. Essa afirmação se junta a uma longa lista de rumores que pairam sobre Putin, incluindo diagnósticos de doenças como câncer e outras condições graves.
As especulações iniciaram-se logo depois que Putin assumiu o cargo. Avanços na cobertura da saúde do presidente têm variado ao longo dos anos, desde preocupações sobre suas aparições públicas, que levaram à suposta conclusão de que ele poderia ter sofrido derrames e outras condições de saúde. Em 2017, um cientista político afirmou que ele tinha sido submetido a uma cirurgia para remoção de tumores malignos, enquanto o Kremlin desmentiu diversas dessas alegações ao longo do tempo.
Durante o conflito na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022, surgiram novos rumores. A revista Newsweek chegou a relatar que Vladimir Putin estaria passando por um tratamento de um câncer em estado avançado, com fontes do serviço secreto russo indicando que seu estado de saúde era alarmante. Tais informações foram, em sua maioria, desconsideradas por agências de inteligência ocidentais que afirmaram que o presidente russo estava “saudável demais”.
Enquanto isso, os ataques de drones e mísseis na Ucrânia têm gerado grande devastação. Em recente ataque em Kharkiv, a cidade ficou em destroços e, em um ataque à cidade de Sumy, 65 pessoas foram feridas, incluindo 14 crianças. Esses eventos alcançam uma nova dimensão quando a questão da saúde de Putin e a vontade do Kremlin de continuar suas operações militares são analisadas em conjunto.
Ataque de drone russo em Kharkiv na Ucrânia deixou cidade em destroços — Foto: SERGEY BOBOK / AFP.
Como se desenrola esse cenário de rumores e ações militares, as afirmações de Zelensky desafiam as narrativas em torno do poder de Putin, criando uma atmosfera de incerteza sobre o futuro da Rússia e seu papel na guerra. Enquanto isso, o mundo observa de perto, na expectativa de qualquer mudança que possa surgir dessa dinâmica complexa.
Referências
- https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/03/28/o-que-se-sabe-e-o-que-se-especula-sobre-a-saude-de-vladimir-putin-no-poder-desde-2000.ghtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/zelensky-chama-condicoes-russas-para-tregua-no-mar-negro-de-irrealistas/