O que está por trás da nova proposta de cessar-fogo em Gaza?
Voluntários e equipes de resgate usam uma escavadeira para remover os escombros de prédio destruído em Gaza — Foto: AP Photo/Mariam Dagga.
Na madrugada deste sábado (29), o chefe do Hamas, Khalil al-Hayya, anunciou que o grupo aceitou uma nova proposta de cessar-fogo elaborada por mediadores do Egito e do Qatar. Essa decisão surge em meio a um conflito intenso em Gaza que já perdura desde outubro de 2023. De acordo com Hayya, a proposta foi recebida de maneira positiva e “esperamos que a ocupação israelense não a enfraqueça”.
A proposta prevê que o Hamas libere cinco reféns israelenses a cada semana em troca de um cessar-fogo que teria duração de 50 dias, começando no próximo fim de semana, durante as festividades do Eid al-Fitr. A resposta de Israel à proposta não foi imediata, mas fontes informaram que o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já havia trabalhado em uma contraproposta em coordenação com os Estados Unidos.
As Forças de Defesa de Israel, entanto, continuam a realizar operações na região, incluindo em Rafah, onde as tropas estão atuando para expandir a zona de segurança no sul de Gaza. O conflito tem levado a um elevado número de vítimas, com mais de 50 mil mortos desde seu início, conforme dados do ministério da saúde em Gaza, que é controlado pelo Hamas.
Khalil al-Hayya reiterou a importância do acordo e expressou a esperança de que a trégua proposta seja mantida. “Recebemos uma nova oferta dos mediadores e concordamos com ela”, afirmou.
A comunidade internacional observa atentamente as negociações de cessar-fogo, na expectativa de que uma resolução pacífica possa ser alcançada. Os detalhes da contraproposta israelense ainda não foram divulgados publicamente.
Este desenvolvimento marca mais um passo nas complexas dinâmicas do Oriente Médio, onde as causas do conflito vão muito além do que foi apresentado nas negociações.
Os leitores são encorajados a compartilhar suas opiniões sobre o desdobrar dessa situação e refletir sobre as implicações para o futuro da região.
Referências
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/29/hamas-diz-que-aceitou-nova-proposta-de-mediadores-para-tregua-em-gaza-diz-chefe-do-grupo-terrorista.ghtml
- https://www.infomoney.com.br/mundo/israel-envia-contraproposta-sobre-acordo-de-gaza-e-avanca-para-rafah/