Compartilhe

Chance de catástrofe aumenta e novas projeções levantam preocupações sobre impactos devastadores!

Danos causados após tsunami, terremoto e acidente nuclear em Sendai, no Japão, em 2011.
Danos causados após tsunami, terremoto e acidente nuclear em Sendai, no Japão, em 2011. Fonte: Mark Edward Harris/Getty Images

O Japão está sob crescente preocupação em virtude de uma nova previsão do governo, que estima que um megaterremoto na região da Fossa de Nankai pode resultar em até 300 mil mortes e perdas econômicas exorbitantes, que podem alcançar US$ 1,81 trilhão, equivalente a metade do PIB do país. Esta informação foi divulgada em um relatório nesta segunda-feira, 31 de março de 2025.

A fossa submarina, que se estende por 800 quilômetros da costa do Japão, é um local crítico, pois a placa tectônica do Mar das Filipinas se desliza sob a placa continental. Com base no relatório, o governo japonês prevê uma chance de 80% de um terremoto de magnitude entre 8 e 9 nos próximos 30 anos. Dados atualizados demonstram um aumento no potencial de inundação em áreas que podem ser afetadas.

“As tensões tectônicas acumuladas podem resultar em um megaterremoto aproximadamente uma vez a cada 100 a 150 anos”, relata o documento. O pior cenário aponta que cerca de 1,23 milhão de pessoas seriam afetadas, com 298 mil mortes esperadas em um evento que ocorresse durante a noite, quando muitos estariam em suas casas, que são frequentemente construídas com materiais mais vulneráveis a desabamentos e incêndios.

Além disso, o estudo também observa que, embora o número total de vítimas tenha diminuído em comparação com estimativas anteriores, o prejuízo econômico foi revisado para cima, levando em consideração a inflação e a forma como os tsunamis e inundações impactam diversas regiões do país.

Multidão de turistas em Quioto, Japão.
Multidão de turistas em Quioto, Japão. Fonte: REUTERS/Issei Kato/File Photo

O alerta vem em um momento em que os cidadãos japoneses estão cada vez mais preocupados com a frequência de atividades sísmicas. Os especialistas ressaltam que, apesar da dificuldade em prever terremotos, a situação atual gera um senso de urgência entre a população, levando muitos a buscarem kits de emergência e outras medidas preventivas.

Diante dessas preocupações, a comunidade internacional observa de perto a situação no Japão, reconhecendo a vulnerabilidade do país a desastres naturais e a necessidade de preparar e educar a população para o que pode ser um evento cataclísmico em larga escala.

Para você que se interessa por desastres naturais e sua gestão, sinta-se à vontade para compartilhar suas opiniões e pensamentos nos comentários!

Referências

  • https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/japao-preve-megaterremoto-que-pode-matar-300-mil-e-dar-prejuizo-trilionario/
  • https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2025/03/31/japao-calcula-que-quase-300000-pessoas-morreriam-em-caso-de-megaterremoto.htm
  • https://www.infomoney.com.br/mundo/e-se-megaterremoto-colapsar-o-japao-pais-projeta-300-mil-mortes-e-perdas-de-r-9-tri/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *