Compartilhe

Chuva intensa causa transtornos em São Bernardo, Santo André e Mauá; Defesa Civil emite alertas!

Carros presos em alagamento em Santo André, na Grande SP
Carros presos em alagamento em Santo André, na Grande SP — Foto: Reprodução/TV Globo

O forte temporal desta segunda-feira (31) impactou significativamente a Grande São Paulo, levando a Defesa Civil a emitir alertas severos para a população em várias cidades, incluindo Santos André e Mauá. De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a capital entrou em estado de atenção para alagamentos, enquanto áreas de risco enfrentaram graves inundações.

Em Santo André, ruas como a Avenida dos Estados ficaram completamente alagadas, dificultando a circulação de veículos e pedestres. “Com menos de 20 minutos de chuva, a água já cobre parcialmente toda a via”, informou um relatório da Defesa Civil. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a gravidade da situação, incluindo motociclistas ilhados e um motoboy que quase foi arrastado pelas águas.

A situação foi agravada com o desabamento de uma casa no Jardim Zaira, em Mauá. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender a ocorrência, mas, até a atualização da reportagem, não havia informações sobre vítimas. “A chuva de grande intensidade acompanhada por rajadas de vento causou alagamentos e a queda de árvores na região”, relatou um porta-voz da Defesa Civil.

Trilhos da CPTM alagados na região de Santo André
Trilhos da CPTM alagados na região de Santo André, na Grande SP — Foto: Reprodução/TV Globo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que a Linha 10-Turquesa não está operando entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá desde as 14h50, devido ao alagamento na via. Para atender aos passageiros, foram disponibilizados 30 ônibus do sistema Paese.

“Chuva forte persiste na região do (Grande) ABC. Risco ALTO para alagamentos e deslizamentos”, alertou a Defesa Civil em mensagem enviada a celulares dos moradores.

De acordo com a previsão, as chuvas devem continuar durante a semana, com pancadas de chuva nos fins de tardes, aumentando o risco de novas inundações. As temperaturas devem oscilar entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 29°C.

A população é aconselhada a se manter em locais seguros e a evitar áreas propensas a alagamentos. O DGABC continua acompanhando a situação e manterá seus leitores atualizados sobre os desdobramentos.

Com a gravidade da situação, é fundamental que os residentes compartilhem experiências ou informações úteis nos comentários. Sua participação é importante para ajudar os outros a se manterem seguros durante esse período crítico.

Referências

  • https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/03/31/cidade-de-sp-entra-em-estado-de-atencao-para-alagamentos-nesta-segunda-feira.ghtml
  • https://www.dgabc.com.br/Noticia/4213719/alagamento-interrompe-trafego-na-av-jose-amazonas-em-santo-andre
  • https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/chuva-forte-com-granizo-atinge-sao-paulo-e-abc-estacao-de-trem-alaga/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *