Contribuintes enfrentam dificuldades devido a atrasos e instabilidade no sistema da Receita Federal!
Fonte: Tela de erro no programa Meu Imposto de Renda para declaração do IR.
No dia 1º de abril de 2025, a Receita Federal liberou, com atraso, o acesso ao programa Meu Imposto de Renda, que permite aos contribuintes realizar suas declarações do Imposto de Renda pelo celular, tablet ou online. O esperado era que o programa estivesse disponível às 9h, mas isso só ocorreu por volta das 10h, causando frustração entre os usuários que aguardavam ansiosamente para cumprir com suas obrigações fiscais.
Após a liberação, os sites do Meu Imposto de Renda e do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) enfrentaram instabilidades que dificultaram o acesso completo aos dados necessários para o preenchimento da declaração. Segundo relatos de contribuintes, a situação gerou um aumento significativo nas reclamações registradas no site Downdetector, que monitoriza a estabilidade de serviços online. As falhas persistiram até o início da tarde do mesmo dia, dificultando ainda mais o acesso dos contribuintes.
O atraso para a disponibilização do programa coincidiu com a expectativa de que, além da declaração pré-preenchida, novos recursos seriam introduzidos para facilitar a vida do contribuinte. Contudo, a Receita também informou que, apesar do atraso na ferramenta, as informações referentes à declaração pré-preenchida estavam disponíveis desde as 9h, permitindo aos usuários começar o processo de preenchimento.
A especialista Camila Pati ressalta que, mesmo com os avanços, a responsabilidade pela precisão das informações é totalmente do contribuinte. “A declaração pré-preenchida é uma ferramenta útil, mas não isenta o contribuinte de conferências e correções necessárias”, afirma.
Fonte: Erro ao tentar acessar o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda no celular.
Outro fator que gerou preocupação foi a possibilidade de erros que poderiam resultar na inclusão de contribuintes na malha fina, mesmo ao optarem pela declaração pré-preenchida. “É importante revisar todos os dados, pois muitas informações são oriundas de terceiros e podem apresentar falhas”, adverte o especialista.
A situação gerou reações nas redes sociais, onde internautas compararam o atraso à data em que foi liberado o programa, fazendo alusão ao Dia da Mentira. Contudo, o prazo para a entrega das declarações segue até 30 de maio de 2025, e quem atrasar terá que arcar com multas que variam conforme a gravidade da situação, podendo chegar a 20% do imposto devido.
Com essas novidades e dificuldades, espera-se que contribuintes se preparem adequadamente para evitar problemas durante o processo. O uso do programa Meu Imposto de Renda pode facilitar, mas a atenção aos detalhes é fundamental.
Os leitores são convidados a compartilhar suas experiências e dificuldades no preenchimento da declaração e como o uso do programa impactou essa prática. Comentários são bem-vindos!
Referências
- https://veja.abril.com.br/economia/declaracao-pre-preenchida-e-vantajosa-mas-nao-e-infalivel-veja-o-que-pode-dar-errado/
- https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/04/receita-atrasa-liberacao-de-programa-para-declarar-ir-no-celular-ou-online.shtml