Compartilhe

Entenda os desdobramentos da polêmica edição do ‘Linha de Passe’ e as reações da CBF

Isto é Ednaldo Rodrigues
Fonte: Isto é Ednaldo Rodrigues

A recente edição do programa Linha de Passe, da ESPN, gerou uma polêmica significativa ao criticar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e seu presidente Ednaldo Rodrigues. O programa, veiculado na última segunda-feira, dia 7 de abril de 2025, foi totalmente dedicado a discutir uma reportagem da revista Piauí, que expôs irregularidades na gestão da CBF, incluindo um aumento de 330% nos salários de presidentes de federações e gastos exorbitantes durante a Copa do Mundo.

Como resultado das críticas, a ESPN decidiu suspender seis jornalistas do programa: Dimas Coppede, Gian Oddi, Paulo Calçade, Pedro Ivo Almeida, Victor Birner e William Tavares. A decisão foi tomada sem aviso prévio aos envolvidos, que se mostraram surpresos com a medida. A CBF, por sua vez, afirmou não ter pedido qualquer tipo de afastamento, conforme relatado por Galvão Bueno e outros comunicadores.

O clima de tensão aumentou quando Galvão Bueno, em seu programa na Band, pediu uma investigação do Ministério Público sobre as denúncias abordadas. Ele enfatizou a importância de um exame detalhado das questões levantadas pela revista, criando mais desconforto entre a CBF e os meios de comunicação. “O Ministério Público tem a obrigação de abrir investigação sobre isso”, declarou Galvão.

A ESPN reconheceu que houve um “erro de processo” ao não informar a alta cúpula do canal sobre a temática do programa. A instituição mencionou que não se opõe ao conteúdo em si, mas que preferia que os assuntos sensíveis fossem discutidos previamente. Assim, a suspensão ocorreu no contexto de críticas à gestão da CBF, mas não houve procedimento legal contra os jornalistas suspensos, que devem voltar ao ar em breve.

A CBF, em nota, reafirmou seu comprometimento com a liberdade de imprensa, afirmando: “A CBF respeita a liberdade de imprensa com responsabilidade e não pede interferências de nenhum tipo na linha editorial de veículos de comunicação. Qualquer narrativa diferente desta é mentirosa e leviana.” Essa situação destaca não apenas as tensões entre a CBF e os jornalistas, mas também os desafios enfrentados pelos veículos de comunicação ao abordar questões delicadas no futebol brasileiro.

As reações aos acontecimentos têm sido variadas, e muitos seguidores do futebol aguardam novas desenvolvimentos com interesse. Para entender melhor a relação entre a CBF e a mídia, é importante que as discussões continuem nos meios de comunicação e entre os torcedores.

Fique à vontade para compartilhar suas opiniões nos comentários abaixo e não esqueça de compartilhar esta notícia!

Referências

  • https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/outro-canal/2025/04/cbf-se-irrita-com-espn-que-suspende-elenco-do-linha-de-passe-apos-edicao-contra-presidente.shtml
  • https://www.lance.com.br/fora-de-campo/cbf-se-pronuncia-sobre-afastamento-de-jornalistas-da-espn.html
  • https://www.estadao.com.br/esportes/futebol/programa-da-espn-com-criticas-a-cbf-gera-atrito-entre-emissora-e-entidade/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *