Compartilhe

Entenda como o cenário econômico atual está afetando o real e outras moedas ao redor do mundo!

Notas de real e dólar
Notas de real e dólar — Foto: Amanda Perobelli/ Reuters.

O real brasileiro foi recentemente classificado como a terceira moeda que mais perdeu valor diante do dólar, em um ranking que analisou 118 países. Este resultado alarmante está relacionado ao ‘tarifaço’ anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 2 de abril de 2025, que provocou instabilidades econômicas globais.

Conforme dados divulgados pela agência de classificação de risco Austin Rating, o real acumulou uma desvalorização de 5,10% até agora, com o dólar comercial encerrando a terça-feira (8) cotado a R$ 5,9973. Na liderança do ranking de desvalorização, está o dinar da Líbia, que sofreu uma queda de 13,2%, seguido pelo peso colombiano, que recuou 5,8%.

Esta queda acentuada do real destaca um preocupante cenário econômico, não apenas para o Brasil, mas para a economia global. “Os dados mostram que ao menos 58 países registraram desvalorização de suas moedas neste período. O dinamismo da economia mundial tem se alterado drasticamente devido às novas tarifas impostas pelas potências”, afirmou um especialista em finanças.

Além disso, a tensão entre os Estados Unidos e a China, que deflagrou a guerra comercial, intensificou ainda mais a valorização do dólar, levando investidores a buscarem segurança em ativos seguros, como as Treasuries dos EUA. Isso resultou na queda dos mercados de ações ao redor do mundo, com o Ibovespa brasileiro enfrentando uma sequência de quatro quedas consecutivas.

A resposta da China a essas ações americanas, com a imposição de tarifas retaliações sobre produtos dos EUA, também contribuiu para o clima de incerteza e instabilidade em escala global. “A guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo não traz vencedores; a continuidade desse conflito só pode resultar em mais desvalorização das moedas latinas”, alerta um economista brasileiro.

Diante deste panorama, é crucial que economistas e investidores acompanhem as mudanças nas taxas de câmbio e as reações do mercado. O que se observa, por enquanto, é um aumento nas preocupações globais sobre as implicações do protecionismo econômico e suas consequências para as economias emergentes, como a do Brasil.

Para encerrar, a expectativa sobre o comportamento do dólar e do real continua elevada, e será interessante acompanhar os desdobramentos dessa situação nas próximas semanas.

Se você tem alguma opinião ou dúvida sobre como a desvalorização do real pode afetar a economia brasileira, não hesite em deixar seus comentários abaixo!

Referências

  • https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/04/09/real-e-a-3a-moeda-que-mais-perdeu-valor-contra-o-dolar-desde-o-tarifaco-veja-ranking.ghtml
  • https://cultura.uol.com.br/economia/noticias/2025/04/09/418_real-e-a-terceira-moeda-que-mais-se-desvalorizou-com-tarifaco-de-trump-veja-ranking.html
  • https://www.brasil247.com/economia/real-tem-terceira-maior-queda-frente-ao-dolar-apos-tarifaco-de-trump-mostra-ranking

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *