Compartilhe

Quais os impactos do novo plano orçamentário na gestão pública da cidade?

Mª José Ferrer San Segundo em plenário
Mª José Ferrer San Segundo em plenário. Fonte: Levante-EMV

O município de Valência, na Espanha, anunciou a aprovação de um novo plano econômico e financeiro com o objetivo de controlar o nível de gastos da cidade, superando o limite de 52 milhões de euros em 2024. O projeto foi apresentado durante uma reunião da Junta de Governo Local, onde a Conselheira de Fazenda, Mª José Ferrer San Segundo, detalhou a necessidade do plano devido às alterações em critérios estabelecidos pelo Ministério de Fazenda.

Segundo Ferrer San Segundo, o novo plano não exige a implementação de medidas adicionais, mas um acompanhamento rigoroso das modificações orçamentárias e a execução dos investimentos previstos, a fim de garantir o cumprimento das regras fiscais em 2025 e 2026. “Esta situação é puramente coyuntural e não estrutural”, ressaltou a conselheira.

O relatório apresentado pela Intervenção Geral indicou que, apesar do excesso de gastos, a cidade conseguiu fechar o exercício com um superávit de 102,3 milhões de euros, demonstrando a capacidade de Valência para manter a estabilidade orçamentária, conforme declarações da Conselheira. “O desafio do gasto se deve a uma significativa redução fiscal implementada pelo governo”, acrescentou, referindo-se a uma redução de 20% no IBI, entre outras medidas que beneficiaram a maioria da população da cidade.

Adicionalmente, a conselheira enfatizou que a falta de receitas foi causada tanto pela diminuição da carga tributária quanto por desembolsos imprevistos relacionados a desastres naturais que exigiram resposta rápida do governo local.

Para os cidadãos e comerciantes de Valência, as notícias são positivas, pois a administração planeja manter as condições favoráveis que garantem o desenvolvimento econômico. A eficácia deste plano de ajuste financeiro será monitorada de perto, sendo fundamental para a promoção da saúde financeira do município.

Este desenvolvimento na gestão financeira de Valência ressalta a importância de políticas fiscais equilibradas e o cuidado necessário para que a população se beneficie de serviços públicos sem a sobrecarga financeira.

Para mais informações, compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

Referências

  • https://www.levante-emv.com/valencia/2025/04/11/valencia-aprueba-plan-ajuste-reconducir-116308352.html
  • https://www.elperiodic.com/valencia/ayuntamiento-valencia-vigilara-ejecucion-modificaciones-presupuestarias-para-cumplir-regla-gasto_1011539
  • https://www.superdeporte.es/fuera-de-juego/2025/04/11/forbes-10-mejores-colegios-valencia-116302003.html

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *