Compartilhe

Protesto dos motoristas acontece em apoio ao caso do sindicalista assassinado; entenda os impactos.

Ônibus retidos nas garagens durante a paralisação em Campinas
Ônibus ficaram retidos nas garagens até 5h45 em ato por justiça no caso Nilton Rodoviário. Fonte: Prefeitura de Campinas

A manhã desta quarta-feira, 16 de abril de 2025, foi marcada por uma paralisação do transporte coletivo em Campinas, que gerou grandes impactos para os usuários. A mobilização dos motoristas foi uma reação ao início das audiências de julgamento dos envolvidos no assassinato do sindicalista Nilton Aparecido de Maria, que ocorreu em janeiro de 2022.

Segundo o jornalista Flávio Paradella, que cobriu o evento, “os ônibus permaneceram nas garagens até as 5h35, provocando uma interrupção parcial do serviço em horário de pico”. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou que as linhas do serviço “Corujão”, que circulam durante a madrugada, operaram normalmente até as 6h.

Para minimizar os transtornos à população, a Emdec ativou o PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência). Veículos de um sistema alternativo foram designados para reforçar os principais corredores, e agentes da mobilidade monitoraram a situação nas garagens desde a madrugada.

A mobilização tem como objetivo pressionar e exigir justiça pela morte de Nilton, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Anexos de Campinas e Região, que foi assassinado em 26 de janeiro de 2022. Esse caso gerou uma grande comoção no setor e, por isso, o protesto dos motoristas se tornou um tema central na cidade.

Para mais informações e atualizações, a Emdec comunicou que novas medidas podem ser adotadas conforme a evolução do protesto ao longo do dia.

O transporte coletivo é essencial para a movimentação diária de milhares de cidadãos, e eventos como esse evidenciam a importância de uma resposta rápida e eficaz das autoridades. A população de Campinas aguarda uma resolução que assegure tanto a segurança dos trabalhadores quanto a continuidade do serviço essencial.

Comentários e compartilhamentos são bem-vindos! Deixe sua opinião nos comentários abaixo sobre a paralisação e seus efeitos na sua rotina.

Referências

  • https://sampi.net.br/campinas/noticias/2897324/campinas/2025/04/paralisacao-do-transporte-coletivo-afeta-campinas-nesta-quarta
  • https://noticias.r7.com/jr-24h/portal-veloz/bloqueio-em-trecho-da-rua-vicente-bellochio-e-reprogramado-para-esta-terca-15-em-campinas-14042025/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *