Compartilhe

Entenda os significados e tradições por trás desse dia tão especial

Santuário Nacional de Aparecida
Santuário Nacional de Aparecida — Foto: Lucas Tavares/g1

A Sexta-feira Santa, que em 2025 ocorre no dia 18 de abril, é um marco significativo no calendário religioso católico. Neste dia, a Igreja Católica não realiza missas, fator que gera curiosidade entre muitos fiéis e não fiéis. A data é muito mais do que a ausência de celebrações; é um momento reservado à reflexão e à meditação sobre o sacrifício de Jesus Cristo.

Segundo a Nota da fonte G1, “a tradição católica, que teve início por volta do século IV, estabelece que a Sexta-feira Santa é um dia de luto, em respeito à morte de Jesus Cristo”. O padre Leandro dos Santos, da Igreja Matriz São João Batista em Caçapava, explica: “é como se um luto pela morte de Jesus Cristo fosse respeitado na data.”

A importância de um dia sem missa está ligada à necessidade de silêncio e reflexão. A comunidade é encorajada a praticar a abstinência de carne, em respeito ao sacrifício de Jesus. Essa prática é parte de uma tradição que remete ao início do cristianismo, onde a privação é vista como uma forma de penitência e união ao sofrimento de Jesus.

“A ideia de comer carne está associada ao prazer e ao convívio comunitário. Neste dia, é pedido um ato de respeito”, acrescenta Oscar D’Ambrosio, crítico e curador de arte, em sua análise. Na verdade, a Sexta-feira Santa é um convite à introspecção, à oração e à meditação sobre a trajetória de Jesus, culminando em sua morte na cruz.

Durante a data, a igreja promove a Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, onde são lidas passagens bíblicas e os fiéis têm a oportunidade de receber a Sagrada Comunhão, consagrada na missa do dia anterior, a Quinta-feira Santa. Essa celebração proporciona aos fiéis um contato espiritual com a dor e o amor demonstrados por Cristo na sua última semana de vida.

Em suma, a Sexta-feira Santa não é apenas um dia sem missa, mas um convite à reflexão sobre a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, um momento para lembrar e integrar a tradição cristã em uma vivência mais profunda.

O que você pensa sobre a importância da Sexta-feira Santa? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências!

Referências

  • https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2025/04/18/entenda-por-que-a-sexta-feira-santa-e-o-unico-dia-do-ano-em-que-a-igreja-catolica-nao-celebra-missas.ghtml
  • https://jovempan.com.br/noticias/brasil/por-que-nao-tem-missa-na-sexta-feira-santa.html
  • https://www.estadao.com.br/brasil/por-que-nao-pode-comer-carne-na-sexta-feira-santa-nprm/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *