Compartilhe

Áudio do VAR gerou discussões sobre decisões de arbitragem na partida disputada no Mangueirão.

Áudio do VAR em lance de pênalti no jogo entre Paysandu e Bahia
CBF divulga áudio do VAR em lance de pênalti marcado no jogo entre Paysandu e Bahia — Foto: CBF

Na noite da última quarta-feira, dia 30, o Bahia conquistou uma vitória sobre o Paysandu por 1 a 0 na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, mas a vitória não ocorreu sem controvérsias. O principal ponto de discussão foi o pênalti marcado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo, que foi validado após um longo diálogo com a equipe do VAR (Vídeo Arbitragem).

Durante a partida, aos 38 minutos do primeiro tempo, o árbitro fez a sinalização após a análise do lance em que o lateral-direito do Paysandu, Bryan Borges, teve contato com o lateral-esquerdo do Bahia, Iago, dentro da área. Após a verificação do VAR, as conversas revelaram que “tem um contato no pé esquerdo que impacta o atleta com a queda”, conforme declarou o operador do VAR, Ilbert Estevam da Silva. Bruno Arleu finalizou a chamada com a confirmação do pênalti: “100%, Arleu. Temos um contato com a perna que desequilibra esse atleta”.

Árbitro Fifa Bruno Arleu de Araújo
Árbitro Fifa Bruno Arleu de Araújo — Foto: Cesar Greco

A marcação divergente gerou insatisfação entre os jogadores e torcedores do Paysandu. O atacante Nicolas, que é capitão do time, criticou a atuação da arbitragem, enfatizando que decisões semelhantes não foram tomadas em outras partidas, sugerindo que a interpretação da arbitragem favoreceu o Bahia por ser um clube maior. “Futebol é um esporte de contato… essas interpretações têm que ter uma lógica”, afirmou Nicolas em coletiva após o jogo.

O técnico Luizinho Lopes também se manifestou, ressaltando que a penalidade era um lance recorrente em jogos de futebol e não deveria ter sido marcada. Em suas palavras, “não houve alavanca, não houve nada. Lance normal”. As reclamações em relação à arbitragem foram tão intensas que, segundo a súmula da partida, Arleu registrou ofensas dirigidas a ele por integrantes da comissão técnica do Paysandu durante e após o jogo.

Nicolas, atacante do Paysandu
Nicolas, atacante do Paysandu — Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

A polêmica em torno do pênalti e da atuação do VAR traz à tona mais um capítulo do debate sobre a arbitragem no futebol brasileiro, que frequentemente enfrenta críticas e reivindicações por maior clareza em suas decisões. Enquanto o Bahia avança na competição, o Paysandu deve se preparar para responder a esta e outras questões na sequência do torneio.

O que você pensa sobre a decisão do árbitro e as intervenções do VAR? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião com outros torcedores!

Referências

  • https://ge.globo.com/pa/futebol/copa-do-brasil/noticia/2025/05/01/video-cbf-divulga-audio-do-var-em-lance-de-penalti-marcado-no-jogo-entre-paysandu-e-bahia.ghtml
  • https://www.terra.com.br/esportes/bahia/bahia-vence-quarto-jogo-seguido-por-10-e-iguala-sequencia-historica,ec25f27b19a7e90f8356c7b7521f525a2u6a4bmi.html


Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *