Você já declarou? Fique atento aos prazos e às restituições!
Uma mulher está sentada em uma mesa de madeira, sorrindo enquanto segura uma caneca rosa e olha para um laptop prateado. Ela está vestida com uma blusa amarela e um cardigã laranja. Ao fundo, há uma sala bem iluminada com plantas e móveis confortáveis.
No início do mês de maio, a Receita Federal anunciou que mais de 20 milhões de pessoas já entregaram a declaração do Imposto de Renda 2025. O marco foi atingido até às 11h01 do dia 6 de maio, e o prazo para a entrega vai até às 23h59 do dia 30 de maio. A expectativa é que até o final do período, 46,2 milhões de declarações sejam recebidas.
De acordo com as informações da Receita, “20.003.158 já enviaram os dados solicitados pelo fisco”. Além disso, cerca de 69,7% dos contribuintes que cumpriram com a entrega terão direito à restituição. O primeiro lote de pagamentos está agendado para o dia 30 de maio, data em que termina o prazo de entrega, e a consulta estará disponível a partir do dia 23 do mesmo mês.
Para aqueles que desejam ser incluídos no primeiro lote, a recomendação é que a declaração seja enviada até sexta-feira, dia 9, quando será fechada a lista. A Receita Federal detalha que a ordem de prioridade para receber a restituição é a seguinte:
- Idosos com 80 anos ou mais.
- Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves.
- Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
- Aqueles que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição via Pix.
- Demais contribuintes.