Compartilhe

Objetos espaçosos em reentrada geram preocupações e curiosidade!

Imagem da sonda Mariner 10 capturando Vênus
Imagem da sonda Mariner 10, capturada pela NASA, mostra uma vista de Vênus, que é uma atmosfera densa e quente.

Mais de cinquenta anos após uma missão frustrada para explorar Vênus, um pedaço da nave soviética Cosmos 482 está prestes a reentrar na atmosfera da Terra. O impacto, previsto para ocorrer entre 10 de maio e o final da semana, levanta questionamentos sobre os riscos associados a este evento. De acordo com especialistas consultados pela CNN, a probabilidade de que o satélite cause danos significativos é classificada como baixa.

“A maioria dos objetos espaciais que reentram na atmosfera se desintegra, mas, se o Cosmos 482 for de fato a cápsula de entrada, ele poderá resistir ao impacto,” explicou o Dr. Jonathan McDowell, astrofísico do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. O satélite, que falhou em sua missão em 1972 devido a um problema no foguete, tem peso estimado em 500 kg e um diâmetro de cerca de 1 metro. Seu formato é caracterizado como uma cápsula arredondada.

Os cientistas alertam que a reentrada deve ocorrer entre as latitudes 52° Norte e 52° Sul, uma região que inclui grandes áreas de terra, mas também uma porcentagem significativa de água. Isso faz aumentar as chances de que o objeto caia em um oceano em vez de atingir áreas povoadas.

Ainda que as chances de um impacto com vítimas sejam analisadas como extremamente baixas, a possibilidade de que o Cosmos 482 cause um desastre enquanto atravessa a atmosfera ainda existe. O especialista Marlon Sorge, da Aerospace Corporation, apontou que “o risco de o Cosmos 482 causar danos fatais é de cerca de 1 em 25.000.” A complexidade da trajetória e das condições climáticas também adiciona um elemento de incerteza ao evento.

Os cientistas permanecem atentos e aguardam mais informações para precisar o horário e o local exato da reentrada. “É uma situação única que nos lembra da lentidão de algumas missões espaciais e da riqueza de informação que ainda podemos obter sobre o espaço.” Conclui McDowell.

Se você ficou curioso sobre essa situação impactante no cenário espacial, não hesite em deixar sua opinião nos comentários e compartilhar a notícia com os amigos!

Referências

  • https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/nave-sovietica-que-nao-chegou-a-venus-deve-cair-na-terra-nesta-semana/
  • https://www.tempo.com/noticias/astronomia/astronomos-alertam-para-possivel-impacto-de-satelite-sovietico-na-terra-entre-sexta-e-domingo.html


Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *