Compartilhe

Descubra a história e dicas de homenagens para esta data tão especial!

Uma mulher segurando um menino nos braços, ambos sorrindo em um campo com flores amarelas.
Descrição: Uma mulher está segurando um menino em seus braços, ambos sorrindo um para o outro. A mulher usa uma camisa jeans e o menino está vestido com uma camisa azul. Ao fundo, há um campo com flores amarelas, criando um ambiente alegre e ensolarado.

O Dia das Mães é uma data muito especial, comemorada no segundo domingo de maio, neste ano será celebrado no dia 11 de maio de 2025. A origem da data no Brasil remonta a 1932, quando foi legalmente instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, seguindo o modelo que já existia nos Estados Unidos.

De acordo com a historiadora Mary Del Priore, “a maternidade bem vivida, a mulher dedicada aos filhos era um perfil exaltado” durante o regime militar que se seguiu à oficialização da data. O Dia das Mães, inicialmente uma celebração de valores familiares, logo se tornou uma data de grande importância comercial, representando a segunda data mais significativa para o comércio brasileiro, superada apenas pelo Natal.

A escolha da data não é aleatória e reflete a promoção do amor e respeito pela figura materna, um sentimento que evoluiu ao longo dos anos e se consolidou no imaginário da sociedade. As comemorações são frequentemente acompanhadas de presentes que vão desde joias e experiências gastronômicas até mimos como dias de spa e livros.

Como parte das homenagens, muitos buscam expressar seu amor através de mensagens especiais. Aqui estão algumas sugestões de frases que podem tocar o coração das mães:

  • “Mãe: sem você, nada teria sentido, e com você, tudo se torna mais bonito. Te amo, hoje e sempre.”
  • “Quando tudo parecia desmoronar, você foi a minha rocha. Obrigado, mãe, por ser minha guia, minha amiga e meu apoio incondicional.”
  • “A vida me deu muitos presentes, mas o maior deles foi ser sua filha.”
  • “Mãe, você é meu porto seguro. Em seus braços, encontrei abrigo para todas as tempestades da vida.”


Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *