Compartilhe

O ex-piloto revela detalhes sobre sua luta judicial e a relação com a nova geração de pilotos brasileiros!

Felipe Massa em entrevista ao 'Abre Aspas'
Vice-campeão da F1 2008, Felipe Massa em entrevista ao “Abre Aspas”, para o ge.globo — Foto: Marcos Ribolli

Felipe Massa, um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro, continua sua luta tanto dentro quanto fora das pistas. Com 44 anos e uma longa trajetória de 269 corridas e 11 vitórias na Fórmula 1, Massa tem se destacado por seu apoio à nova geração de pilotos, especialmente ao jovem Gabriel Bortoleto. Recentemente, o ex-piloto usou sua influência junto a figuras importantes da F1 para facilitar a entrada de Bortoleto na equipe Sauber em 2025.

Massa manifestou seu desejo de ajudar o amigo, afirmando: “Não tinha como eu não ir atrás de tentar ajudar; além de ser um amigo, queria ajudar um piloto brasileiro que merece a oportunidade de entrar na Fórmula 1 por aquilo que mostrou.” A Sauber, equipe que tradicionalmente abre espaço para talentos jovens, dará a Bortoleto a chance de mostrar seu potencial.

Felipe Massa comemora vitória no GP do Brasil 2006
Felipe Massa comemora a vitória com o macacão verde e amarelo em Interlagos 2006 — Foto: Paul Gilham/Getty Images

Contudo, a história de Massa na Fórmula 1 não se resume apenas às vitórias e conquistas. Ele ainda luta na Justiça do Reino Unido para reverter o resultado do campeonato de 2008, que perdeu para Lewis Hamilton por apenas um ponto, um episódio que ficou marcado pelo controvertido “Singapuragate”. Massa acredita que a batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Singapura, que alterou o resultado da corrida, foi um dos fatores que lhe custaram o título. “Depois de 15 anos, o Bernie Ecclestone deu uma entrevista dizendo que eles sabiam em 2008. E não só o Bernie! A gente descobriu outras provas que a Fórmula 1 realmente sabia e resolveu não fazer nada pra não riscar o nome da categoria”, declarou Massa.

Atualmente na Stock Car, Massa compartilha a pista com Nelsinho Piquet, mas as relações entre eles permanecem tensas. “Eu tentei falar com ele (Nelsinho), mas ele não quis falar comigo. Como eu tentei falar com o pai dele também, e ele também não quis”, contou Massa. A falta de diálogo destaca a complexidade das relações formadas no automobilismo e as consequências duradouras do escândalo.

Como um dos últimos pilotos brasileiros a brilhar nas pistas da F1, Massa também reflete sobre a popularidade da categoria no Brasil. Ele acredita que a série “Drive to Survive” da Netflix ajudou a revigorar o interesse pela F1, especialmente entre os jovens. “Veio um momento difícil na pandemia, mas essa série trouxe novos fãs, jovens, crianças, mulheres e homens”, disse.

Massa se orgulha das suas origens e de sua trajetória, reconhecendo o apoio fundamental que recebeu ao longo da carreira. Ele está determinado a garantir que a nova geração, como Bortoleto, tenha as oportunidades que ele tanto valorizou.

Para os fãs de automobilismo, a trajetória de Massa é uma fonte de inspiração e um testemunho de como as relações e vivências nas pistas se desdobram em histórias fascinantes. A expectativa permanece alta para o futuro da F1 e o que Bortoleto poderá trazer à categoria em 2025.

E você, leitor, o que acha da trajetória de Felipe Massa e do futuro de Bortoleto na Fórmula 1? Deixe seus comentários e compartilhe suas opiniões!

Referências

  • https://ge.globo.com/abre-aspas/noticia/2025/05/02/massa-revela-apelo-por-bortoleto-na-f1-e-cita-rusga-com-piquet-sobre-2008-nao-quis-falar-comigo.ghtml
  • https://www.mixvale.com.br/2025/05/03/felipe-massa-luta-por-justica-na-f1-2008-e-apoia-ascensao-de-bortoleto-na-sauber/
  • https://sportbuzz.com.br/formula-1/2025/05/02/felipe-massa-detalha-ajuda-a-bortoleto-na-f1-um-amigo/


Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *