Compartilhe

Conflitos no Oriente Médio influenciam os mercados globais e tensões aumentam antes das eleições nos EUA!

Sistema antimísseis Iron Dome de Israel intercepta foguetes disparados pelo Irã em 1º de outubro de 2024
Sistema antimísseis Iron Dome de Israel intercepta foguetes disparados pelo Irã em 1º de outubro de 2024 — Foto: REUTERS/Amir Cohen.

O Irã está se preparando para um grande ataque contra Israel, conforme noticiado pelo site americano Axios. As informações vêm de membros da inteligência israelense que indicaram que o bombardeio deve ser lançado a partir do Iraque nos próximos dias, antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, marcadas para o dia 5 de novembro. O ataque envolverá uma combinação de drones e mísseis balísticos, segundo fontes judaicas que reportaram também que milícias iraquianas seriam utilizadas para minimizar uma possível resposta de Israel contra alvos iranianos.

Como destacou o site, “o ataque será uma retaliação à recente operação israelense que atingiu alvos em território iraniano” e ressaltou a seriedade da situação, onde o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, prometeu uma resposta “implacável” a Israel, qualificando a ação como um gesto desesperado do regime sionista.

Além das tensões políticas e de segurança, o mercado de petróleo reagiu a essa escalada de conflitos. Os preços do petróleo subiram em resposta às notícias sobre o potencial ataque. Os futuros do petróleo WTI aumentaram cerca de 3% no mês, atingindo US$ 70,42, enquanto o Brent subiu para US$ 73,98, refletindo a crescente incerteza no Oriente Médio, que impacta diretamente as expectativas econômicas globais.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel possui “mais liberdade de ação no Irã do que nunca”. Em discurso recente, ele enfatizou que a principal prioridade do governo é impedir que o Irã obtenha armas nucleares e que o exército pode chegar a “qualquer ponto do regime islâmico”, de acordo com informações da Gazeta do Povo.

Esses acontecimentos estão interligados, e o impacto no mercado de petróleo é inseparável da dinâmica de segurança e política internacional. A escalada de tensões entre Irã e Israel não apenas levanta preocupações sobre conflitos regionais, mas também sobre as ramificações econômicas que isso traz para o mercado de petróleo.

Com uma situação tão volátil, o que se pode esperar a seguir? O que você pensa sobre a escalada destas tensões e seus impactos na economia global? Comente abaixo e compartilhe suas opiniões!

Referências

  • https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/31/ira-prepara-grande-ataque-contra-israel-para-os-proximos-dias-diz-site.ghtml
  • https://www.infomoney.com.br/mercados/petroleo-fecha-dia-em-alta-e-sobe-3-no-mes-com-estoque-opep-e-geopolitica-em-foco/
  • https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/netanyahu-diz-que-israel-tem-liberdade-de-acao-no-ira-podemos-chegar-a-qualquer-ponto/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *