Novas tensões no Oriente Médio: retaliações e implicações globais!
Foto de arquivo mostra forças de segurança na casa de Benjamin Netanyahu após invasão de drone. Fonte: Jack GUEZ / AFP
Em meio a crescentes tensões no Oriente Médio, Israel elevou seu nível de alerta diante da possibilidade de um ataque do Irã. A medida foi adotada após a realização de ataques israelenses em território iraniano, que incluem operações contra alvos militares. Segundo informações da CNN, citadas por uma fonte militar israelense, o governo do premiê Benjamin Netanyahu “ainda está avaliando o processo de tomada de decisão no Irã” sobre como e quando uma retaliação poderá ocorrer.
Na semana passada, Israel conduziu “ataques de precisão contra alvos militares” no Irã. Estes ataques foram uma resposta ao lançamento de 200 mísseis iranianos sobre Israel, ocorrido no início de outubro. As consequências desses ataques geraram uma situação delicada para Teerã, visto que sua capacidade de retaliar foi significativamente reduzida.
O chefe da Guarda Revolucionária Iraniana, Hossein Salami, advertiu que Israel enfrentará uma “resposta inimaginável” pelos seus atos. Por sua vez, Mohammad Mohammadi Golpayegani, do gabinete do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou que a resposta do Irã será “brutal” e destinada a fazer Israel sentir as consequências de suas ações. “Ignorar o ataque não significará outra coisa senão admitir a derrota”, disse Khamenei.
Adicionalmente, as tensões na região têm refletido também no mercado de petróleo. Os preços do barril aumentaram cerca de 2% com as notícias sobre o potencial ataque do Irã, atingindo a casa de US$ 74,53 para o Brent e US$ 71,02 para o WTI. Esse aumento é ligado também ao impacto que as eleições nos Estados Unidos, marcadas para o dia 5 de novembro, podem ter nas políticas relacionadas ao petróleo.
A situação continua a se desenvolver, e os desdobramentos das ações e reações entre Israel e Irã são esperados para impactar não somente as relações internacionais, mas também a economia global, em especial no setor de energia.
O leitor é convidado a compartilhar sua opinião nos comentários e a seguir acompanhando as atualizações sobre este tema que promete trazer novas reviravoltas.
Referências
- https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2024/11/01/israel-entra-em-alerta-para-possivel-ataque-do-ira-diz-midia.htm
- https://www.poder360.com.br/economia/preco-do-petroleo-sobe-2-com-tensoes-no-oriente-medio/