Como uma adaptação polêmica trouxe luz ao sucesso comercial de uma franquia popular?
Imagem: Samolot, Lotnisko, Pasażer. Fonte: pixabay
O filme “Borderlands”, apesar de ter sido recebido de forma desastrosa tanto por críticos quanto por espectadores, parece ter gerado um efeito inesperado no mercado de jogos. De acordo com o diretor da Take-Two, Strauss Zelnick, a lancheira do filme teve um impacto positivo nas vendas de títulos da série.
Zelnick declarou durante uma reunião com investidores que, embora “Borderlands” não tenha alcançado as expectativas iniciais, a sua presença nas telas de cinema resultou em um aumento nas vendas dos jogos relacionados. “Mesmo que o filme tenha sido um desapontamento, ele ainda assim melhorou as vendas do nosso catálogo”, afirmou Zelnick.
Durante suas palavras, ele destacou a dificuldade de transpor uma marca de um meio para outro, apontando que “é complicado fazer uma adaptação que mantenha a qualidade que os fãs esperam.” Isso balança a relação entre as mídias e a interação com o público que acompanha tais franquias.
Além disso, o filme rapidamente se popularizou nos serviços de streaming, com sua disponibilização em plataformas VOD. O custo para acesso gira entre 15 e 18 reais, tornando-o acessível a um público maior, que agora pode assistir à obra por um preço reduzido.
Outro aspecto interessante é que “Borderlands” contou com um elenco estrelado, incluindo Cate Blanchett e Kevin Hart, que poderia ter contribuído para gerar interesse, mesmo diante das severas críticas. A combinação de características como efeitos visuais e a nostalgia pela série de games manteve a atenção dos espectadores.
Embora a crítica tenha sido severa, apontando que o filme arrecadou apenas 33 milhões de dólares, em contraste com o custo de produção de 120 milhões, o resultado final pode não ser tão negativo se considerado em termos de vendas de jogos. Ambos os fatores indicam que, independente do conteúdo da película, a conexão com a marca pode existir.
Vale ressaltar que este fenômeno não é isolado, pois outros filmes e séries baseados em jogos também enfrentam desafios semelhantes em sua transição de um formato a outro.
Os leitores são incentivados a compartilhar suas opiniões: Qual é a sua percepção sobre a qualidade das adaptações cinematográficas de jogos? Elas realmente trazem benefício para franquias e seus fãs?
Referências
- https://www.eska.pl/podroze/najlepsze-gry-offline-do-samolotu-idelane-na-dluga-podroz-samolotem-6-11-aa-kKXS-cCQ2-a9j7.html
- https://www.eurogamer.pl/pomimo-porazki-w-kinach-film-borderlands-poprawil-ponoc-sprzedaz-gier
- https://rozrywka.spidersweb.pl/borderlands-film-gra-online-gdzie-obejrzec-opinie