Compartilhe

Com desempenho abaixo do esperado, a Seleção enfrenta dilemas para o futuro próximo!

Dorival Júnior em Brasil x Uruguai
Dorival Júnior em Brasil x Uruguai — Foto: Heuler Andrey/Eurasia Sport Images/Getty Images

O desempenho da Seleção Brasileira de Futebol sob o comando do técnico Dorival Júnior vem gerando intensos debates entre torcedores e analistas esportivos. Após o empate de 1 a 1 contra o Uruguai, ocorrido em Salvador, a preocupação com a proximidade da Copa do Mundo de 2026 aumenta. “A seleção irá à Copa, mas que Seleção é essa que irá à Copa?”, questiona o jornalista Alexandre Alliatti, ressaltando a falta de soluções e ideias no time.

Desde que assumiu o cargo em março de 2024, Dorival já realizou 14 partidas, mas seu aproveitamento só fica atrás de dois outros treinadores na história da Seleção. Com apenas 59,5% de aproveitamento, muitos se perguntam se ele mais se adequa ao desafio que representaria o comando da Amarelinha. A ideia de que a solução pode ser a contratação de um técnico estrangeiro também gera controvérsias. O colunista Paulo Vinícius Coelho, conhecido como PVC, pontua que “o problema principal está no comando da CBF”, enfatizando que Dorival precisa de segurança para liderar, em vez de uma troca imediata.

Entre os nomes mencionados para assumir o cargo, está Abel Ferreira, do Palmeiras, visto como uma opção viável, de acordo com Alliatti. Entretanto, PVC refuta a ideia de um técnico estrangeiro como uma solução eficaz, argumentando que é necessário um entendimento profundo do futebol nacional.

Dorival Júnior fez mudanças táticas
Dorival Júnior fez mudanças táticas que garantiram a vitória da Seleção Brasileira sobre Chile e Peru pelas Eliminatórias — Foto: Ettore Chiereguini/AGIF.

As críticas são unânimes: a dificuldade de a Seleção mostrar um futebol convincente se torna um tópico recorrente nas análises pós-jogo. O torcedor exige resultados, e a pressa se torna evidente quando se considera que apenas um ano resta até o grande evento.

“Se a CBF mantiver Dorival, a Seleção irá à Copa, mas com que futebol?”, pergunta Alliatti, unindo-se a um coro de vozes que clama pela necessidade de ação ao invés de simplesmente esperar que o tempo passe.

É claro que mudanças são necessárias, mas será que uma nova substituição no comando técnico seria o caminho certo? Os próximos meses serão cruciais, pois as duas partidas seguintes da Seleção, contra Colômbia e Argentina, podem decidir não apenas o destino de Dorival, mas também o futuro do futebol brasileiro na arena internacional.

Os fãs também são convidados a compartilhar suas opiniões: será que a troca de treinador é a chave para reverter a situação da Seleção? Comentários e discussões são bem-vindos!

Referências

  • https://ge.globo.com/blogs/blog-do-alliatti/post/2024/11/20/a-hora-de-trocar-o-tecnico-da-selecao-e-agora.ghtml
  • https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2024/11/20/pvc-tecnico-estrangeiro-nao-e-solucao-para-a-selecao-brasileira.htm
  • https://www.lance.com.br/selecao-brasileira/inicio-de-trabalho-de-dorival-jr-na-selecao-tem-marca-preocupante.html

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *