Arturo e Marcos, verdadeiros campeões da solidariedade, inspiram com suas histórias de doação
Arturo e Marcos são voluntários de São José que são ‘campeões’ em doação de sangue e já ajudaram centenas de pacientes — Foto: Arquivo pessoal.
Neste 25 de novembro, celebrado como o Dia Nacional do Doador de Sangue, destacam-se histórias inspiradoras de solidariedade em São José dos Campos, onde dois voluntários se sobressaem como verdadeiros “superdoadores”. Marcos Roberto dos Santos, de 44 anos, e Arturo Fauricio Escudero Torres, de 55 anos, juntos, já realizaram mais de 200 doações, impactando a vida de centenas de pessoas que precisam de transfusões.
Marcos, que iniciou suas doações em 2000, é um doador assíduo que já completou 115 doações. “Quando eu cheguei na 17ª doação, fui convidado a conhecer o sistema de doação de plaquetas, que é um pouco diferente, mas gostei”, destacou ele, que se tornou doador exclusivo de plaquetas. Ele enfatiza a importância desse ato: “É muito gratificante. É um dom que Deus nos deu de ajudar o próximo. Pretendo continuar doando, enquanto Deus me permitir e me der saúde.”
Marcos Roberto dos Santos, de 44 anos, já fez 115 doações de sangue desde os anos 2000. — Foto: Arquivo pessoal.
Arturo, originário do Chile e atualmente em São José, também se dedica à doação de sangue desde 1993 e já acumulou 82 doações. Ele relata que começou esse gesto nobre devido à necessidade de sua cunhada, que se submetia a hemodiálise. “Minha meta é pelo menos 100 doações, mas isso é Deus que decidirá”, afirmou Arturo, que também expressa sua satisfação ao ajudar os outros: “Me sinto bem doando. Nunca tive nenhum problema nas mais de 80 doações”.
Arturo Fauricio Escudero Torres, de 55 anos. Ele já fez 82 doações convencionais. — Foto: Arquivo pessoal.
Com a escassez de sangue nas reservas, o Movimento de Doação de Sangue se torna ainda mais urgente. Segundo dados do Banco de Sangue de São José, o intervalo para doações de plaquetas é menor, permitindo que os doadores contribuam com até 12 doações anuais. A motivação destes superdoadores reflete um desejo altruísta de salvar vidas em uma sociedade que necessita cada vez mais do seu apoio.
Para quem deseja se tornar um doador, o Banco de Sangue de São José dos Campos está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. É necessário ter entre 16 e 69 anos, submeter-se a determinados requisitos de saúde e passar por orientações antes de realizar a doação.
A história de Marcos e Arturo é um lembrete da importância da solidariedade e da vida. Eles são exemplos que podem inspirar a sociedade a se unir em prol de uma causa tão vital. Com um simples gesto, pode-se transformar a realidade de muitos.
Incentivamos todos a comentarem suas reflexões sobre o tema ou compartilharem suas experiências com doações de sangue!
Referências
- https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2024/11/25/superdoadores-conheca-voluntarios-de-sao-jose-que-sao-campeoes-em-doacao-de-sangue-e-ja-ajudaram-centenas-de-pacientes.ghtml
- https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2024/11/6996011-doadores-de-sangue-tem-gesto-nobre-reconhecido-ha-60-anos.html
- https://www.midianews.com.br/cotidiano/mt-hemocentro-tera-programacao-especial-no-dia-do-doador-de-sangue/482669