Compartilhe

Saiba como as mudanças podem impactar a sua pontuação!

Drummond e a Constituição de 1989 são elementos muito citados na redação do Enem.
Drummond e a Constituição de 1989 são elementos muito citados na redação do Enem. — Foto: g1/ Gabriel Wesley Marques Santos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou novas diretrizes que irão impactar a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. De acordo com as orientações dadas durante um treinamento realizado no último sábado (23), o Inep alertou os corretores a descontarem pontos de candidatos que utilizarem repertórios socioculturais ‘forçados’ ou que recorrem a modelos prontos para compor seus textos.

Segundo os corretores, “pessoal está utilizando repertórios sem ligação com o tema e se apoiando em textos decorados que resultam em ideias desconexas”, comentaram sob condição de anonimato. As penalidades podem variar de 40 a 200 pontos, dependendo da gravidade da infração. A intenção por trás dessa mudança é aprimorar a coerência e a relevância dos argumentos apresentados pelos estudantes nas redações.

Além disso, o Inep destacou a importância do que denominou de ‘repertório produtivo’, que deve estar diretamente relacionado ao tema abordado. “Pediram que a gente tenha atenção redobrada no que chamaram de ‘repertórios de bolso’, para verificar se realmente as citações estão sendo usadas de maneira produtiva”, compartilhou uma corretora. A prática de utilizar citações genéricas, como poemas de Carlos Drummond ou conceitos de “Utopia” de Thomas More, pode resultar na diminuição de notas caso não estejam efetivamente integradas à discussão.

Uma corretora ressaltou que “haverá, de fato, uma penalização a quem cometer essas práticas”. A expectativa é que os alunos apresentem ideias coerentes que se relacionem entre si. “Quando o repertório é genérico e utilizado de maneira apressada, isso não será mais aceito”, afirmou.

A medida se alinha ao que foi divulgado na Cartilha do Participante, que já previa a necessidade de citações serem contextualizadas. “Todos os fatos, informações e citações devem, necessariamente, estar vinculados à discussão proposta no projeto de texto”, enfatizou o Inep.

Folha de rascunho da redação do Enem 2024 mostra que jovem escreveu exatamente texto que estava na 'cola'.
Folha de rascunho da redação do Enem 2024 mostra que jovem escreveu exatamente texto que estava na ‘cola’ — Foto: Reprodução

Em síntese, a nova abordagem do Inep busca garantir que os alunos se preparem com mais cuidado, evitando o uso de fórmulas prontas e melhorando a qualidade das argumentações apresentadas nas redações. Os alunos que têm a intenção de utilizar repertórios conhecidos devem estar atentos à forma como esses elementos são integrados em suas produções textuais.

Se você está se preparando para o Enem, fique atento a essas mudanças e compartilhe conosco suas experiências e duvidas!

Referências

  • https://g1.globo.com/educacao/enem/2024/noticia/2024/11/27/inep-orientou-descontar-pontos-de-redacoes-do-enem-2024-que-usaram-repertorio-forcado-ou-modelos-prontos-dizem-corretores.ghtml
  • https://guiadoestudante.abril.com.br/enem/inep-vai-descontar-nota-de-redacao-com-modelo-pronto-no-enem-2024-afirma-portal

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *