Compartilhe

Entenda como ocorreu a maior fuga registrada nos últimos anos!

Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia
Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia — Foto: Taísa Moura/TV Santa Cruz

Na noite de quinta-feira (12), um episódio alarmante ocorreu no Conjunto Penal de Eunápolis, na Bahia, quando 16 detentos conseguiram escapar após a invasão do local por um grupo armado. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a ação foi marcada por uma intensa troca de tiros entre os criminosos e os agentes de segurança.

Os homens armados invadiram a unidade prisional por volta das 23h, conseguindo abrir duas celas e permitindo a fuga dos internos. Este foi um acontecimento sem precedentes, já que “é a primeira vez que um presídio baiano foi invadido por um grupo armado”, conforme destacado pela Seap. Na ação, soube-se que o ataque foi orquestrado para resgatar Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, que é o chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE).

O presídio, que tem uma capacidade para 457 detentos, abrigava 554 internos — significando um excesso de quase 100 prisioneiros. Além dos 16 fugitivos, a Seap está colaborando com a Polícia Civil nas investigações para identificar e recapturar os foragidos, cujos nomes foram divulgados.

Detentos fogem do Complexo Penal de Barreiras, no oeste do estado
Detentos fogem do Complexo Penal de Barreiras, no oeste do estado — Foto: Polícia Civil

Este caso se junta a um histórico crescente de fugas em estabelecimentos prisionais da Bahia. Nos últimos dois anos, ao menos 32 detentos conseguiram escapar, com fugas anteriores ocorrendo em Eunápolis e em Barreiras, onde detentos serraram grades e utilizaram de artifícios em várias ocasiões para escapar.

Detentos fugiram com ajuda de funcionários do presídio
Detentos fugiram com ajuda de funcionários do presídio — Foto: Reprodução TV Santa Cruz

A situação exigiu uma análise crítica do sistema de segurança das penitenciárias na Bahia, onde a presença de grupos armados nas proximidades pode representar um risco crescente para a segurança dos locais. As autoridades agora se encontram em estado de alerta, buscando mais informações e adotando estratégias para prevenir novas ocorrências.

Os leitores são encorajados a comentar sobre este assunto e compartilhar suas opiniões. O que você acha que pode ser feito para melhorar a segurança nas penitenciárias do Brasil? Deixe sua mensagem abaixo!

Referências

  • https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/12/13/fugas-presidios-bahia.ghtml
  • https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/12/13/prisao-bahia-fuga.htm
  • https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nordeste/ba/fuga-em-presidio-na-bahia-16-detentos-escapam-apos-ataque-de-grupo-armado/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *