Compartilhe

Polícia Federal investiga redes de recrutamento extremista no Brasil!

Estado Islâmico, grupo jihadista temido
O autoproclamado Estado Islâmico se tornou um dos grupos jihadistas mais temidos do mundo. — Foto: Reuters via BBC.

No dia 12 de dezembro de 2024, em uma operação coordenada pela Polícia Federal (PF), um homem de 44 anos foi preso em São Carlos, interior de São Paulo, por suspeitas de recrutamento de brasileiros para o Estado Islâmico. Thiago José Silva Barboza de Paula foi detido em sua residência no bairro Santa Felícia. Durante a ação, a polícia encontrou simulacros de armas, um facão e produtos químicos que poderiam ser utilizados na confecção de explosivos.

A PF declarou em nota que o suspeito “administrava uma plataforma online de radicalização e recrutamento em prol da organização terrorista Estado Islâmico”, que tinha como público-alvo brasileiros. O site promovia organizações terroristas e compartilhava materiais de doutrinação extremista, como manuais sobre guerrilha e dispositivos explosivos improvisados.

O homem foi detido após um mandado de prisão emitido pela 1º Vara Federal de São Carlos e teve a prisão mantida durante audiência de custódia. Segundo a PF, Thiago defendia a criação de um Califado no Brasil e incentivava seus seguidores a realizarem o juramento de fidelidade ao Estado Islâmico, conhecido como Bay’ah.

A operação que levou à prisão de Thiago recebeu o nome de Machete. O nome refere-se ao facão que o suspeito foi impedido de entrar no Paraguai em 2022. Na ação, agentes da PF buscaram evidências que confirmassem a ligação do investigado com atividades terroristas e sua intenção de realizar atos preparatórios para o terrorismo, os quais têm penas severas previstas pela Lei Antiterrorismo, que podem chegar até 38 anos de prisão.

Prédio da Justiça Federal em São Carlos
Prédio da Justiça Federal em São Carlos — Foto: Reprodução Google.

Com essa prisão, a PF continua seu trabalho no monitoramento de ameaças extremistas, reafirmando o compromisso com a segurança pública e a prevenção de atos terroristas no Brasil. Especialistas fazem um apelo para que a população fique atenta a qualquer atividade suspeita e denuncie.

Os desdobramentos desta investigação mostram como o combate ao terrorismo é uma prioridade nacional. Todos são incentivados a compartilhar suas opiniões e dúvidas nos comentários abaixo!

Referências

  • https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2024/12/13/homem-preso-por-terrorismo-no-interior-de-sp-recrutava-brasileiros-para-o-estado-islamico-e-tinha-produtos-para-explosivos-em-casa.ghtml
  • https://www.metropoles.com/sao-paulo/suspeito-de-recrutar-membros-para-o-estado-islamico-e-preso-em-sp
  • https://www.acidadeon.com/saocarlos/cotidiano/investigado-por-terrorismo-e-preso-em-sao-carlos/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *