Compartilhe

O que pode mudar em seus investimentos com a alta dos juros?

Rogério Ceron, Secretário do Tesouro Nacional, no Ministério da Economia.
Rogério Ceron, Secretário do Tesouro Nacional, em seu gabinete no Ministério da Economia. Fonte: Folha de S.Paulo

As negociações dos títulos do Tesouro Direto foram interrompidas em várias ocasiões no dia 16 de dezembro de 2024, conforme informações repassadas por gestores à Folha de S.Paulo. Essa medida foi tomada devido à alta volatilidade nos mercados, resultante do recente aumento de 1 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que agora se encontra em 12,25%.

Após essa decisão do Banco Central, as previsões para a Selic foram revistas por economistas, subindo de 13,50% para 14% para o próximo ano e de 11% para 11,25% em 2026. O impacto imediato desse cenário foi uma escalada nas taxas dos títulos negociados. Por exemplo, o título do Tesouro indexado ao IPCA com vencimento em 2029 registrou uma taxa de 7,71% enquanto os títulos pré-fixados para 2027 estavam cotados a incríveis 15,39%.

A Secretaria do Tesouro Nacional confirmou as interrupções nas negociações, justificando que essas são necessárias para proteger os investidores de variações significativas nas taxas que podem não refletir as condições atuais do mercado. Em nota, afirmaram: “As suspensões cumprem com o seu objetivo principal, que é o de proteger o investidor, ao evitar que ele compre por um preço mais alto, ou venda por um preço mais baixo, do que aquele considerado justo”.

Somente os títulos atrelados à Selic permaneceram disponíveis para negociação durante todo o dia, já que sofreram menos volatilidade em comparação com os outros papéis. Esse cenário gerou um clima de preocupação entre os investidores, que se perguntam se é um bom momento para entrar no mercado ou se devem esperar a estabilidade.

Para aqueles que buscam rentabilidades mais altas, a atual situação é vista como uma oportunidade. Contudo, cabe destacar que tais taxas elevadas significam um preço de mercado mais baixo para os títulos, o que pode resultar em perdas temporárias para os investidores que já detêm esses papéis.

Comitê de Política Monetária e a taxa básica de juros no Brasil.
O Copom (Comitê de Política Monetária) e a taxa básica de juros no Brasil. Fonte: Valor Investe

Diante deste cenário, os especialistas orientam os investidores a se manterem informados e a acompanharem a evolução das taxas, podendo assim tomar decisões mais assertivas sobre suas aplicações no Tesouro Direto.

Deixe seu comentário sobre como essas mudanças no mercado de títulos públicos podem afetar seus investimentos e não esqueça de compartilhar esse artigo com outros investidores!

Referências

  • https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/12/negociacoes-do-tesouro-direto-sofrem-interrupcoes-em-meio-a-volatilidade-com-alta-dos-juros.shtml
  • https://valorinveste.globo.com/produtos/renda-fixa/tesouro-direto/noticia/2024/12/16/tesouro-direto-negociacoes-suspensas-titulos-taxas-inflacao-alta-baixa.ghtml

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *