Compartilhe

Mercado Financeiro em Alta: A desconfiança com o cenário fiscal eleva a moeda americana

Cotação do dólar atinge o maior valor da história do real, mesmo com intervenções do Banco Central
Cotação do dólar atinge o maior valor da história do real, mesmo com intervenções do Banco Central — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Na última segunda-feira (16), o dólar comercial fechou com a cotação recorde de R$ 6,09, mesmo após intervenções do Banco Central do Brasil (BC) para tentar conter a sua alta. Em leilões de venda de dólares, a autoridade monetária disponibilizou mais de 4,6 bilhões de dólares, mas a confiança do mercado permaneceu abalada em razão das incertezas fiscais.

O economista Rodrigo Marchatti, diretor da Veedha Investimentos, comentou sobre a situação, enfatizando que “o mercado de câmbio sofre os efeitos da desconfiança”. O BC promoveu dois leilões na tentativa de estabilizar o valor da moeda, mas isso não foi suficiente para evitar o aumento. “O Banco Central tem uma reserva de mais de US$ 370 bilhões e, se ele fala que vai vender, o mercado para para olhar”, destacou.

Além disso, o ex-diretor do Banco Central, Luiz Fernando Figueiredo, explicou que os leilões são uma ferramenta importante para regular o mercado de câmbio: “Estes leilões visam trazer um pouco de calma ao mercado, principalmente em épocas de maior procura, como o final do ano”.

Cotação do dólar comercial nesta segunda-feira (16)
Cotação do dólar comercial nesta segunda-feira (16) — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

O movimento do dólar, subindo 1,04% em relação ao dia anterior, demonstra o receio do mercado financeiro com o cenário fiscal do país e os altos prêmios de risco. Para muitos investidores, a moeda americana continua sendo um ativo seguro, especialmente diante das incertezas.

O debate sobre a gestão da economia brasileira e as estratégias do Banco Central para manter a estabilidade está longe de acabar. A pressão inflacionária e a desvalorização do real são preocupações constantes. Marchatti salienta que “é preciso esfriar os ânimos depressa” para recuperar a confiança no mercado.

As constantes elevações da moeda norte-americana revelam um momento crítico da economia nacional, onde a confiança e a estabilidade são essenciais para o desenvolvimento. Diante deste panorama, é válido discutir as possibilidades e estratégias para um futuro mais seguro e estável.

Os leitores são convidados a compartilhar suas opiniões sobre o aumento da cotação do dólar e as estratégias do Banco Central para lidar com a situação. As discussões são importantes para compreender as diversas perspectivas sobre a economia.

Referências

  • https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/12/16/cotacao-do-dolar-atinge-o-maior-valor-da-historia-do-real-mesmo-com-intervencoes-do-banco-central.ghtml
  • https://www.brasil247.com/economia/dolar-sobe-1-04-e-fecha-em-novo-recorde-a-despeito-de-leiloes-do-bc

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *