Entenda como os acionistas poderão receber esses proventos em 2025!
Foto: Getty Images
No último dia 17 de dezembro de 2024, o conselho de administração da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou a aprovação do pagamento de R$ 560,1 milhões referentes a juros sobre capital próprio (JCP). Este montante é equivalente a R$ 0,1958 por ação ordinária, e será distribuído em duas parcelas iguais aos acionistas da empresa.
De acordo com as informações divulgadas, a primeira parcela será realizada até o dia 30 de junho de 2025, enquanto a segunda ocorrerá até 31 de dezembro do mesmo ano. Os acionistas que terão direito a esses proventos são aqueles que estiverem na base acionária da companhia até o dia 23 de dezembro de 2024. Após essa data, as ações serão negociadas “ex-JCP” e não darão mais direito ao dividendo.
O pagamento do JCP estará sujeito à cobrança de imposto de renda retido na fonte, com uma alíquota de 15%. Portanto, os acionistas precisam estar atentos para garantir que estarão com as ações em sua posse até a data estabelecida.
Este anúncio é uma boa notícia para os investidores, pois reforça o compromisso da Cemig em distribuir proventos aos seus acionistas. Também ressalta a saúde financeira da empresa, o que torna suas ações uma potencial opção de investimento na bolsa brasileira.
À medida que as datas dos pagamentos se aproximam, é de se esperar que investidores e analistas monitorem de perto o desempenho das ações da Cemig, além de repercutir esses anúncios nas discussões sobre investimentos e mercado financeiro.
O objetivo deste artigo é manter os leitores atualizados sobre as movimentações de mercado e incentivar discussões sobre o impacto das decisões das grandes empresas no valor das ações. Fique à vontade para deixar seus comentários e compartilhar suas opiniões sobre este assunto!
Referências
- https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2024/12/17/cemig-cmig4-aprova-r-5601-milhoes-em-juros-sobre-capital-proprio.ghtml
- https://einvestidor.estadao.com.br/ultimas/cemig-cmig4-aprova-pagamento-jcp-2/
- https://investidor10.com.br/noticias/acionistas-da-cemig-cmig4-dividirao-jcp-de-r-560-1-milhoes-saiba-como-ter-direito-109809/