Após impasses e pressão da Igreja, evento que promete atrair 40 mil pessoas está confirmado para o Réveillon!
O estádio Allianz Parque será palco do festival gospel. — Foto: Divulgação/WTorre
A Prefeitura de São Paulo voltou atrás em sua decisão e autorizou, no dia 19 de dezembro, a realização do festival de música gospel “Vira Brasil 2025”, que acontecerá no Allianz Parque, em 31 de dezembro. Essa reviravolta ocorreu apenas um dia após a Prefeitura ter negado o alvará devido à falta de documentação necessária apresentada pela Igreja Batista da Lagoinha, responsável pela organização do evento, que já é uma referência na realização de shows religiosos.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, a igreja apresentou a documentação solicitada e, assim, o alvará foi concedido. Entretanto, a validade do alvará continua condicionada a uma decisão judicial que está em andamento. “Dessa forma, o Alvará de Autorização para o Evento Temporário ‘Vira Brasil’ foi deferido nesta quinta-feira”, informou a pasta.
O evento, que promete ser uma “maior Virada cristã do Brasil”, espera reunir cerca de 40 mil pessoas e contará com a presença de destacados artistas do gênero gospel, como Fernandinho, Tiffany Hudson e muitos outros. Os ingressos variam de R$ 75 a R$ 3.500, com expectativa de um grande público participando das festividades de Réveillon.
Além da liberação do evento, que gerou controvérsias entre moradores da região e a administração pública, o prefeito Ricardo Nunes defendeu o fim da fiscalização em relação ao barulho causado por shows e festivais, alegando que a realização desses eventos é benéfica para a economia da cidade, uma vez que gera receitas e empregos. No entanto, ele também reconheceu a necessidade de equilibrar os interesses daqueles que residem nas proximidades do Allianz Parque, que frequentemente relata incômodos relacionados ao som alto durante eventos.
A polêmica sobre o evento de Ano-Novo reflete um histórico de tensões entre as associações de moradores ao redor do estádio e a administração municipal, especialmente relacionadas ao cumprimento da Lei do Psiu (Programa Silêncio Urbano), que limita a emissão de ruídos na região.
A imagem mostra a fachada do Allianz Parque, com uma fila de pessoas. — Foto: Thiago Fatichi
Assim, enquanto a cidade se prepara para um evento que pode marcar a virada do ano para muitos, a expectativa e as discussões sobre a gestão e o impacto de eventos em locais urbanos continuam a ser um tema debatable entre a população e as autoridades.
Para mais informações sobre o evento e sua programação, não hesite em comentar e compartilhar este artigo! Além disso, fique atento às medidas que se seguirão para garantir a realização do festival dentro das normas vigentes.
Referências
- https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/12/19/prefeitura-de-sp-reconsidera-decisao-e-autoriza-festival-gospel-no-allianz-parque-no-reveillon.ghtml
- https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024/12/nunes-defende-fim-da-fiscalizacao-de-barulho-em-shows-em-meio-a-impasse-no-allianz.shtml
- https://www.metropoles.com/sao-paulo/prefeitura-recua-e-libera-evento-gospel-de-ano-novo-no-allianz-parque