Perspectivas desafiadoras e previsões ajustadas marcam o cenário econômico futuro!
© Reuters
Goldman Sachs anunciou recentemente uma revisão em suas previsões econômicas, destacando mudanças nas expectativas de política monetária e nas tendências de crescimento global para 2025. Entre as atualizações, a corretora removeu a previsão de uma redução de taxas em janeiro, em vez disso, projetando um corte de 25 pontos base para março, seguido de cortes adicionais em junho e setembro.
Os analistas agora esperam que a taxa terminal fique entre 3,5% e 3,75%, em comparação com as estimativas anteriores de 3,25% a 3,5%. “O desempenho econômico dos Estados Unidos deve continuar superando seus pares no mercado desenvolvido, impulsionado pelo crescimento robusto da renda real e ganhos de produtividade superiores”, afirma Goldman Sachs em seu relatório.
Coletivamente, essas mudanças e previsões sugerem que o crescimento do PIB real dos EUA deverá ser de 2,6% ano a ano em 2025, e que a taxa de desemprego deverá diminuir gradualmente para 4,0% até o final do ano. Além disso, a inflação central deve cair para 2,4% até dezembro, ainda que pressões salariais e ajustes tarifários possam provocar algumas altas.
Em contraste, o cenário na Europa é bastante distinto, uma vez que a previsão de crescimento do PIB real é limitada a apenas 0,8%, afetada por custos de energia elevados e pressões competitivas. “Os traders de títulos têm enfrentado dificuldades em um ciclo de afrouxamento monetário que começou em setembro. A yield de 10 anos nos EUA subiu mais de um ponto percentual, marcando o maior aumento em um ciclo de corte de taxas desde 1989”, apontam analistas.
“Na semana passada, os formuladores de políticas liderados pelo presidente Jerome Powell sinalizaram que estão preparados para desacelerar significativamente o ritmo de afrouxamento monetário no próximo ano.”
Esses fatores sublinham a complexidade do cenário econômico global, onde as oportunidades de crescimento estão sendo mitigadas por desafios estruturais persistentes e incertezas geopolíticas que devem ser monitoradas de perto.
Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões sobre as previsões econômicas para 2025!
Referências
- https://www.investing.com/news/economy/goldman-sachs-revises-fed-gdp-and-inflation-forecasts-amid-global-economic-shift-3783603
- https://www.bloomberg.com/news/articles/2024-12-22/bond-traders-turn-to-2025-amid-most-agonizing-easing-in-decades