Fique por dentro das notícias mais relevantes do Brasil e do mundo
Aluno da escola municipal do Rio com celular, antes de proibição — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
No dia 13 de janeiro de 2025, vários assuntos marcaram as notícias, destacando-se o resultado do Enem, a proibição do uso de celulares nas escolas e a expectativa de um cessar-fogo em Gaza. Tais acontecimentos foram amplamente discutidos e geraram diversas reações entre a população.
Primeiramente, o resultado do Enem trouxe à tona tanto melhorias quanto desafios para os alunos brasileiros. O Ministério da Educação divulgou que houve progresso em Linguagens e Redação, contudo, uma queda foi observada em Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão previstas para começar na próxima sexta-feira, oferecendo aos alunos a oportunidade de garantir uma vaga em instituições de ensino superior.
Em um esforço para aprimorar o ambiente escolar, o presidente Lula sancionou uma nova lei que proíbe o uso de celulares nas escolas a partir de 2025. Todos os níveis da educação básica serão afetados, com exceções apenas para fins pedagógicos, sob orientação dos professores. A senadora Teresa Leitão defendeu a medida, afirmando que “o uso excessivo do celular tem reduzido a capacidade de raciocínio e a atenção dos alunos”, destacando a importância de promover a interação social entre os estudantes.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, tem em comum com Lula a dificuldade de se aproximar das novas categorias de trabalhadores — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo.
Neste mesmo contexto, o governo brasileiro também enfrenta uma situação referente à contribuição sindical, buscando aprovar uma nova taxa para os trabalhadores que se beneficiarem de aumentos salariais. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, acredita que um acordo deve ocorrer em breve.
Palestinos deixam abrigo no norte da Faixa de Gaza após nova ordem de evacuação emitida por Israel — Foto: Omar al-Qattaa/AFP.
Em nível internacional, as negociações para um cessar-fogo em Gaza ganham força, com a expectativa de que um acordo seja finalizado ainda esta semana. O governo dos EUA, junto com representantes do Catar e líderes políticos, como Joe Biden e Donald Trump, trabalha para interromper os combates e promover a libertação de reféns mantidos pelo Hamas.
Esses são alguns dos assuntos que têm dominado as manchetes e afetado a vida de muitos. A sociedade se mobiliza para entender e reagir a essas mudanças, que incluem novas diretrizes educacionais e esperanças por paz em áreas de conflito. Para mais detalhes, compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.