Instituto Nacional de Meteorologia emite alertas de ‘Perigo’ e ‘Perigo Potencial’ para a semana; entenda os riscos!
Chuva ganha força e traz riscos ao final de semana na Bahia. Fonte: Getty Images
A semana se inicia com um cenário preocupante para diversas regiões do Brasil, onde chuvas intensas e temporais já foram registrados. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para um total de 23 estados e o Distrito Federal, destacando a necessidade de atenção à segurança em decorrência das condições climáticas adversas. “Os avisos englobam risco de chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h”, informou um porta-voz do INMET.
As regiões da Norte e Nordeste, particularmente os estados da Bahia, Pernambuco e Maranhão, estão sob risco elevado de alagamentos e deslizamentos, devido à previsão de chuvas volumosas. O alerta de ‘Perigo’, na cor laranja, foi emitido para 12 estados, dentre eles Mato Grosso, Goiás e Pará. Por outro lado, a região Sul do país parece escapar do impacto, com previsão de clima estável.
Além das chuvas, as temperaturas também chamaram atenção, especialmente em Mato Grosso do Sul, onde foram registradas máximas próximas a 42°C. Essa combinação de calor e umidade eleva o risco de formação de temporais, como descrito no relatório. Uma especialista em meteorologia menciona: “Com o solo já encharcado, as condições para deslizamentos de terra são altas”.
As condições climáticas vão se estender ao longo da semana, e até a próxima sexta-feira (17), em várias localidades, esperam-se continuados períodos de precipitação intensa. O cenário exige cuidado redobrado em viagens e atividades ao ar livre, com recomendações para não se abrigar embaixo de árvores e evitar áreas propensas a alagamentos. A recomendação do INMET é clara: “Mantenha-se informado e evite deslocamentos desnecessários durante as condições de temporal.”
Essa situação crítica do clima leva a um alerta geral para a população de um dos países mais impactados por eventos climáticos extremos, que extrapolam as variações regionais e afetam a segurança e o bem-estar da população em diversas localidades. Os meteorologistas acompanharão de perto a evolução dos fenômenos, dada a ocorrência crescente de eventos relacionados às mudanças climáticas.
Se você tem relatos de como as chuvas afetaram a sua região ou dicas de segurança para enfrentar condições climáticas adversas, compartilhe nos comentários!
Referências
- https://www.climatempo.com.br/noticia/temporal/temporais-continuam-no-nordeste-e-o-perigo-aumenta-entre-mato-grosso-goias-e-para
- https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/01/13/previsao-do-tempo-segunda-feira-sera-de-chuvas-intensas-em-23-estados-e-sul-tera-clima-estavel-veja.ghtml
- https://www.tempo.com/noticias/previsao/o-tempo-no-brasil-na-semana-chuvas-vao-atingir-todas-as-regioes-do-pais-com-alertas-para-eventos-intensos-e-volumosos.html