O que revelam as estatísticas do Detran-GO sobre segurança no trânsito?
Carros em trânsito em Goiânia – Goiás — Foto: Reprodução/Diomício Gomes
No ano de 2024, Goiás registrou um total preocupante de 1.021 mortes em acidentes de trânsito, com quase 80% dessas vítimas sendo homens. Os dados foram coletados pelo Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito e divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), revelando uma tendência que vem chamando atenção das autoridades.
Em entrevista, o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, afirmou que “o motorista homem tem sido mais negligente e mais impudente na condução de veículos”. Apesar da predominância masculina entre os motoristas, as estatísticas refletem uma conduta mais arriscada por parte deles. “As estatísticas mostram que a mulher sempre foi a melhor motorista. É aquela que tem o menor número de mortes”, enfatizou o delegado.
Os dados também indicam que, dos 100.977 acidentes registrados em Goiás em 2024, a maior parte das fatalidades ocorreu na área urbana, representando 53% do total. Em comparação a 2023, houve uma leve diminuição de 1,9% no número de mortes, mas o aumento da proporção de vítimas masculinas é notório, passando de 76% para 79%.
Em Goiânia, especificamente, foram registradas 148 mortes em acidentes de trânsito, uma queda de 12 em relação ao ano anterior. O delegado Waldir atribui essa redução à falta de fiscalização eletrônica em alguns meses e acredita que, com a modernização e a reativação dos radares, o número de fatalidades poderia ser ainda menor.
“Se esses radares estivessem ligados, se nós tivéssemos uma cidade inteligente, uma melhor qualidade das vias urbanas, vamos modernizar para que, em 2025, possamos ver números que realmente mostrem a eficácia das medidas de segurança no trânsito”, concluiu Waldir.
Esses dados levantam um alerta importante sobre as práticas de direção em Goiás e a necessidade de medidas mais eficazes para garantir a segurança de todos os motoristas e pedestres. O aumento das infrações de trânsito, que ultrapassou 3,5 milhões em todo o estado, destaca a urgência na abordagem deste problema.
O que você acha dos números apresentados? A sua opinião é importante! Deixe seu comentário e compartilhe este artigo para aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito.
Referências
- https://g1.globo.com/go/goias/transito/noticia/2025/01/13/em-goias-quase-80percent-dos-mortos-por-acidentes-de-transito-em-2024-foram-homens-diz-detran.ghtml
- https://portal6.com.br/2025/01/14/estatisticas-mostram-que-a-mulher-sempre-foi-a-melhor-motorista-diz-presidente-do-detran-go/