O que aconteceu para a Copinha perder 13 equipes no último minuto?
Duelo entre São Paulo e Cruzeiro pela Copinha de Votorantim de 2024. Crédito: Juan Pablo.
A edição de 2025 da tradicional Copinha de Votorantim, um dos campeonatos mais prestigiados de futebol sub-15 do Brasil, passou por mudanças drásticas. Após protestos e polêmicas envolvendo o Corinthians, a competição contará apenas com 12 clubes, após a desistência de 13 equipes. O torneio teve início nesta sexta-feira, 17 de janeiro.
Os clubes que decidiram se retirar foram integrantes do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB). Entre os desistentes estão grandes equipes como São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, além de outros como América-MG, Juventude, Goiás, Sport, Fortaleza, Ferroviária, Guarani, Bahia e Novorizontino. Todos protestaram contra a participação do Corinthians, que estava envolvido em um polêmico caso de aliciamento de um atleta de 14 anos do Palmeiras, situação que o clube nega.
Jogo entre Corinthians e Fortaleza pela Copinha de Votorantim de 2024. Crédito: Juan Pablo.
Após o protesto do MCFFB, a organização do torneio optou por manter o Corinthians na competição. O prefeito de Votorantim, Weber Manga, esclareceu em coletiva que não poderia banir o time, uma vez que “não houve irregularidade no processo de inscrição” do Corinthians. Assim, os clubes foram substituídos por nove novas equipes: Aster-SP, Inter de Limeira, Lemense, Noroeste, Paulínia, Prata da Casa-SP, Rio Branco-SP, São Bento e União São João.
No lugar do torneio, os desistentes organizam uma competição paralela denominada Copa SP-Nordeste, que contará com os times que não participaram da Copinha de Votorantim. Essa foi uma forma de viabilizar as passagens compradas e manter os clubes ativos no calendário.
A Copinha de Votorantim, que já revelou vários talentos do futebol brasileiro, segue contrabalançando sua história de sucesso com um cenário conturbado em sua edição de 2025.
Os torcedores e aficionados pelo futebol juvenil acompanham atentamente essa situação, que pode impactar o futuro da competição e de seus atletas. O que você acha dessas mudanças? Deixe seu comentário abaixo!
Referências
- https://ge.globo.com/sp/tem-esporte/futebol/noticia/2025/01/17/corinthians-fica-e-13-times-abandonam-copinha-sub-15-clubes-serao-substituidos.ghtml
- https://www.terra.com.br/esportes/corinthians/corinthians-e-mantido-e-13-clubes-abandonam-torneio-sub-15-apos-caso-de-aliciamento,097be631f01be372024973f3839655b1mgxge6mn.html