Compartilhe

O que a compra da controlling stake pelo grupo dos 49ers significa para o futebol escocês?

Vista geral do Ibrox Stadium, casa do Rangers, durante jogo da UEFA Europa League.
GLASGOW, SCOTLAND – OCTOBER 03: A general view of Ibrox during a UEFA Europa League Matchday Two League Phase match between Rangers and Olympique Lyonnais at Ibrox Stadium, on October 03, 2024, in Glasgow, Scotland. (Photo by Alan Harvey/SNS Group via Getty Images)

Nos últimos dias, surgiram notícias de que os 49ers Enterprises estão prestes a concluir um acordo para adquirir uma participação controladora no tradicional clube escocês Rangers. Essa negociação, que envolve a compra de 51% das ações do clube, está em andamento desde o ano passado e deve ser finalizada nos próximos meses, segundo fontes que preferem permanecer anônimas devido à natureza sensível do assunto.

A jogada dos 49ers Enterprises não é uma novidade para quem acompanha o futebol, uma vez que o grupo já fez waves com sua recente aquisição do Leeds United em julho de 2023. Paraag Marathe, presidente da 49ers Enterprises, agora é uma figura central não apenas no Leeds, mas também nas discussões sobre o futuro do Rangers. Ele traz consigo uma bagagem considerável, tendo liderado a compra de Leeds em um período turbulento para o clube.

A base acionária dos Rangers é composta por um número considerável de acionistas, com sete indivíduos ou grupos possuindo mais de 5% das ações. Entretanto, existem acionistas dispostos a vender suas participações, o que poderia garantir o controle desejado pelos 49ers. A compra está, porém, sujeita à aprovação da Scottish FA, que regula a propriedade de múltiplos clubes.

“Os Rangers são uma proposta empolgante, com acesso potencial direto à UEFA Champions League através da vitória na Scottish Premiership”, afirmou Jordan Campbell, jornalista do The Athletic.

A imagem abaixo captura um momento do vibrante ambiente do Ibrox Stadium, a casa dos Rangers, durante um jogo da UEFA Europa League.

Paraag Marathe, presidente do Leeds United e 49ers Enterprises, durante jogo no Levi's Stadium.
Leeds United chairman and President of 49ers Enterprises Paraag Marathe on the sideline during the game against the New England Patriots at Levi’s Stadium on September 29, 2024.

Essa nova era para os Rangers pode ser comparável ao que o Leeds vivenciou nas mãos dos 49ers. Após um período conturbado e a queda para a Championship, Leeds está atualmente em uma posição vantajosa para retornar à Premier League. Os investimentos realizados pelo grupo têm se mostrado eficazes, com contratações bem planejadas e o desenvolvimento de um elenco competitivo e coeso.

Esperam-se melhorias significativas na infraestrutura do Rangers sob o novo controle. A comunidade de torcedores está ansiosa para ver como a experiência da equipe do 49ers pode influenciar de maneira positiva o desempenho do clube em competições tanto nacionais quanto europeias.

Portanto, o próximo passo para o Rangers sob a égide dos 49ers é garantir a aprovação necessária, além de implementar estratégias que possam colocá-los de volta na luta por títulos, especialmente contra seus maiores rivais, o Celtic.

Mantenha-se atualizado sobre essa emocionante aquisição e compartilhe suas opiniões nos comentários!

Referências

  • https://www.nytimes.com/athletic/6150980/2025/02/21/rangers-takeover-san-francisco-49ers/
  • https://www.bbc.com/sport/football/articles/cz9np5zlpn7o

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *