Compartilhe

O clima extremo marca o final de semana, com temperaturas elevadas no Sul e chuvas intensas em várias regiões do país!

Alerta laranja de perigo para onda de calor no oeste do Rio Grande do Sul
Alerta laranja de perigo para onda de calor no oeste do Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução.

O Brasil enfrenta uma situação climática peculiar neste final de semana. Enquanto a terceira onda de calor estabelece temperaturas elevadas no Sul, a região Sudeste, especialmente São Paulo, e outras áreas do país, como o Norte e Nordeste, sofrem com chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu diversos alertas para essas condições extremas.

Para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Inmet registrou dois alertas de ondas de calor. O alerta laranja indica riscos à saúde, com a expectativa de que as temperaturas alcancem até 40°C. Os moradores devem estar atentos às recomendações das autoridades, que incluem hidratação constante e a evitação de atividades físicas ao ar livre durante os picos de calor.

“Esse calor intenso deve se estender no Sul, enquanto São Paulo e outras regiões enfrentam chuvas intensas”, informou o Inmet, enfatizando a necessidade de atenção redobrada. No entanto, o mapeamento de chuvas atingirá 15 estados no Brasil, incluindo áreas críticas como Grande São Paulo e o litoral da Bahia.

Alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor
Alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor — Foto: Reprodução.

O alerta para chuvas intensas inclui a previsão de volumes significativos de água, com indicativos de 30 a 60 mm/h em algumas áreas, sendo esperadas ventanias que podem causar danos, como quedas de árvores e interrupções de eletricidade. “Neste final de semana, as capitais Belém e São Paulo serão as mais afetadas”, adicionou o relatório do Inmet.

Em resposta a essa onda de calor, o Cpers, sindicato dos professores do Rio Grande do Sul, já solicitou a suspensão das aulas na rede estadual entre os dias 24 e 28 de fevereiro, devido ao aumento esperado nas temperaturas. A existência de um risco à saúde dos alunos e do corpo docente é a principal preocupação levantada.

As previsões climáticas divergem drasticamente entre as regiões. Enquanto o Sul enfrenta altas temperaturas, o restante do Brasil se prepara para o impacto das chuvas. As capitais, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, devem apresentar variações significativas em relação ao clima, com a expectativa de pancadas de chuvas e temperaturas amenas.

Diante dessas previsões extremas, a população é incentivada a compartilhar experiencias e dicas de como melhor se preparar para as condições climáticas adversas.

Referências

  • https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/02/22/terceira-onda-de-calor-chega-ao-rs-e-chuvas-intensas-atingem-sp-veja-previsao-para-o-fim-de-semana.ghtml
  • https://www.metropoles.com/brasil/inmet-preve-calor-no-rs-e-chuvas-intensas-em-mais-de-10-estados
  • https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/educacao-basica/noticia/2025/02/cpers-pede-suspensao-das-aulas-em-funcao-da-previsao-de-calor-para-a-proxima-semana-cm7g722ls026m013cqpl6uqbr.html

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *